João Pessoa será um dos destaques da malha da alta temporada de verão 2025/2026 da Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, e da Azul Viagens, operadora de turismo da Companhia. A partir de 13 de dezembro deste ano, serão 230 voos de/para a capital paraibana, com a inclusão de quatro novos destinos diretos e reforço de rotas estratégicas, como os voos diretos a partir de Congonhas. A alta temporada vai até 1º de fevereiro de 2026.
Durante o período, João Pessoa passará a contar com voos diretos, uma vez por semana, para Cascavel (PR), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP) — cidades que se conectam pela primeira vez à capital paraibana por voos regulares da Azul.
Além das novas rotas, a Azul ampliará sua operação a partir de Congonhas (SP), com sete voos semanais para João Pessoa, um crescimento de 600% no número de decolagens. No total, serão ofertados cerca de 11,7 mil assentos entre as capitais paulista e paraibana.
Outro destaque é a rota entre Belo Horizonte (Confins) e João Pessoa, que terá um crescimento de 71% na frequência, chegando a 12 voos por semana. Já o trecho ligando Uberlândia à capital paraibana terá duas decolagens semanais, o dobro da oferta habitual. Viracopos, em Campinas, passará a contar, no período, com um voo diário de/para João Pessoa.
“Estamos atentos à demanda crescente por João Pessoa, que vem se consolidando como um dos destinos mais procurados do Nordeste. Nossa malha de alta temporada foi planejada para oferecer mais opções aos Clientes e fortalecer a conectividade da capital paraibana com diversas regiões do país”, afirma Beatriz Barbi, gerente sênior de Malha da Azul. “Com os novos voos e o aumento de capacidade, queremos contribuir para o turismo local e facilitar o acesso dos brasileiros às belezas naturais da Paraíba.”
A operação da Azul Viagens, operadora de turismo da Companhia, também será reforçada. O número de voos dedicados saltou de 10 em 2024/2025 para 22 na próxima temporada de alta, um crescimento de 120%. O aumento na oferta de assentos e decolagens para João Pessoa gerou uma expansão significativa na disponibilidade de pacotes e passagens para os clientes da operadora.
“O aumento no número de voos para a alta temporada é estratégico para ampliar a visibilidade da Paraíba e facilitar o acesso de turistas ao nosso estado. Além da expansão da malha aérea, a Empresa Paraibana de Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba vem desenvolvendo um trabalho conjunto de capacitação voltado para agentes de viagens da Azul, com o objetivo de ampliar a comercialização dos pacotes turísticos para o nosso destino”, afirmou Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraíbana de Turismo (PBTur).
Segundo Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a ampliação da malha aérea da Azul para João Pessoa reforça que o trabalho de promoção e estruturação do nosso destino está dando resultados concretos. “Cada novo voo representa mais visitantes, mais negócios e mais oportunidades para a Paraíba. O governo João Azevêdo e Lucas Ribeiro tem investido fortemente na divulgação das nossas belezas, na melhoria da infraestrutura turística e na atração de eventos, e o mercado está respondendo com confiança. Essa conectividade ampliada é fundamental para fortalecer nossa economia e consolidar João Pessoa como um dos destinos mais desejados do Brasil”, comenta.
Operação direta de Congonhas para o Nordeste
A partir do Aeroporto de Congonhas, além de João Pessoa, outros cinco aeroportos nordestinos terão aumento expressivo no número de decolagens e assentos oferecidos, chegando a 80% de acréscimo, em relação a suas programações regulares. Serão eles: Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Natal (RN) e Maceió (AL). Neste sentido, a Companhia também vai oferecer 4.460 voos dedicados da Azul Viagens a partir do aeródromo paulistano, o que equivalerá a um crescimento de 111% em relação à baixa temporada