Uma ação conjunta realizada nesta sexta-feira (25), no centro da capital paraibana, flagrou um caso de furto de energia elétrica em uma oficina mecânica. A operação contou com a atuação da Energisa Paraíba, da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC). O proprietário do local será intimado a prestar esclarecimentos na delegacia sobre a fraude identificada. Somente em 2025, 74 pessoas já foram presas por envolvimento nesse tipo de crime na Paraíba.
O furto de energia, além de ilegal, causa prejuízos a toda a sociedade, interfere na qualidade do fornecimento e representa sérios riscos, como choques elétricos, curtos-circuitos e acidentes fatais.
De acordo com Miranildo Gomes, coordenador de combate a perdas da Energisa Paraíba, as equipes realizam vistorias diariamente com o objetivo de preservar a segurança da população e garantir um fornecimento de energia mais eficiente.
“Intervenções clandestinas na rede elétrica são extremamente perigosas, especialmente quando feitas sem o conhecimento técnico necessário. Elas podem provocar desde choques e incêndios até a morte de quem realiza ou convive com a fraude. Quando ocorre em comércios, como clínicas ou oficinas, o risco se estende a funcionários, clientes e vizinhos”, ressalta o coordenador.
A Energisa lembra que a participação da sociedade é essencial para coibir esse tipo de prática. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais: 0800 083 0196, WhatsApp (83) 9 9135-5540 ou pelo aplicativo Energisa On.