A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Entorpecentes de Patos, prendeu nesta sexta-feira (18) O ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio García Nóbrega. Ele foi tido pela segunda vez e acusado dos mesmo crime durante uma operação que investiga uma rede criminosa suspeita de cultivar maconha para fins de tráfico. Outras quatro pessoas também foram presas em Patos, no Sertão paraibano.
A ação faz parte da segunda fase da Operação Cacimba Nova, que tem como foco desarticular grupos que atuam no cultivo irregular da planta. Sérgio Nóbrega já havia sido preso na primeira fase da operação, em novembro de 2024, quando a polícia encontrou e incinerou uma plantação de maconha em área rural. Na ocasião, ele obteve liberdade por decisão judicial, mas voltou a ser alvo da Justiça com o avanço das investigações.
Conforme apontado pelo Ministério Público da Paraíba, o ex-gestor seria o chefe do grupo criminoso e teria utilizado recursos públicos para financiar o cultivo da droga. Um veículo utilizado nas ações ilícitas também foi apreendido na nova etapa da operação.
Segundo o inquérito policial, a quadrilha adquiriu uma fazenda para abrigar a plantação e implementou um sistema de irrigação com o objetivo de acelerar o crescimento das plantas e otimizar a colheita. Além do ex-prefeito, outras seis pessoas são apontadas como responsáveis por atuar diretamente na logística, cultivo e financiamento da produção.
As investigações continuam, e os presos seguem à disposição da Justiça, enquanto a polícia apura possíveis ramificações da organização criminosa em outras regiões do estado.