O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, viveu nesta terça-feira (15) um momento de forte simbolismo político e humano. Em visita ao município de Caetés, no Agreste pernambucano, ele esteve na casa onde nasceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, símbolo da superação das desigualdades no Brasil. Acompanhado da prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino, o parlamentar destacou o legado e a força da trajetória de Lula, que saiu de um casebre de taipa para se tornar um dos líderes mais influentes do país.
“É um local pequeno, com chão de terra batida, sem banheiro, com apenas duas janelas e pouco mais de 20m². Mas ali nasceu um gigante, um homem que transformou a dor em força e a pobreza em propósito. Essa visita foi especial e muito simbólica para mim”, disse Adriano Galdino.
O deputado ressaltou que revisitar as origens do presidente Lula é também relembrar as raízes de milhões de brasileiros que enfrentam fome, seca e desigualdade, mas que acreditam na transformação por meio da política. “A história de Lula nos inspira a nunca baixar a cabeça. É a prova de que com coragem, fé e luta, é possível mudar destinos e construir um país mais justo para todos”, completou.
Lula viveu até os quatro anos de idade na zona rural de Caetés, então distrito de Garanhuns. A casa onde nasceu era uma estrutura simples de estuque, com um quarto e uma sala. Os banhos aconteciam em açudes distantes entre seis e oito quilômetros. Um cenário de privação que moldou o líder sindical e presidente que, décadas depois, daria voz às minorias e visibilidade ao Nordeste no cenário nacional.