O governador João Azevêdo lançou, nesta quarta-feira (9), no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa, a edição 2025/2026 do programa Conexão Mundo Estudantes, que vai ofertar 400 vagas. A novidade desta edição é a ampliação de países para o intercâmbio e a extensão do programa para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Além de Reino Unido, Espanha e Chile, os intercambistas poderão ir para a Irlanda, Canadá e Colômbia.
O Conexão Mundo tem o objetivo oferecer oportunidades de intercâmbio internacional a estudantes da rede estadual de ensino, proporcionando experiências enriquecedoras e ampliando suas perspectivas educacionais.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a alegria e emoção de proporcionar, por meio da eficiência da política pública, a transformação de vidas por meio da Educação. “O Conexão Mundo permite a realização de sonhos, que muitas vezes era tão distante em razão do custo de uma viagem internacional. É importante evidenciar também que mais de quatro mil alunos passaram por um curso de formação da Língua antes da última seleção, então, o benefício já é muito grande. Esse é um programa que oferece uma oportunidade única na vida de estudantes, que é conhecer uma nova cultura e aprender um novo idioma”, frisou.
O vice-governador Lucas Ribeiro celebrou a eficiência de mais uma política pública do Governo da Paraíba. “Fazer gestão pública é garantir a transformação e melhoria da vida das pessoas, e os testemunhos que ouvimos hoje nos tocam e atestam o nosso sentimento de dever cumprido e de estarmos no caminho certo. Nós sabemos que através da Educação podemos mudar a vida das pessoas porque não é apenas o aprendizado de um idioma, mas a proporção de novas oportunidades”, sustentou.
O secretário de Educação, Wilson Filho, destacou o empenho do governo para oferecer novas oportunidades aos estudantes da rede estadual. “Esse é um momento de extrema felicidade porque estamos proporcionando aos jovens uma possibilidade de construção de experiência, de conhecimento. O Conexão Mundo da Paraíba já é o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil, que oferece uma imersão cultural, amadurecimento e isso nos motiva a lançar esta nova edição”, falou.
O estudante Kauan Lopes, da Escola Cidadã Integral (ECI) Manoel Medeiros, do município de Vista Serrana, celebrou a oportunidade de realizar o intercâmbio. “Eu fiz uma prova que mudou a minha vida. Eu venho de uma família pobre, em que muitos não tiveram a oportunidade de estudar, e pude realizar o sonho de uma pessoa vinda de escola pública de estar no País de Gales. Eu realizei o sonho do meu avô, da minha avó e dos meus pais e eu agradeço ao governador por transformar a minha vida e de tantos jovens”, declarou.
O mesmo sentimento foi compartilhado pela estudante Júlia Medeiros, da ECI João Pastor Pereira Gomes, que fez intercâmbio na China. “Eu agradeço a oportunidade de participar do intercâmbio, foi a experiência mais marcante da minha vida porque tive dias de descobertas, desafios e aprendizagem e voltei cheia de histórias que nunca vou esquecer. Quando eu tinha oito anos, eu escrevi que o meu sonho era ir à China e, graças ao Conexão Mundo, tive a oportunidade de mergulhar em uma cultura milenar, com valores e costumes diferentes”, disse.
A mãe da estudante Júlia Medeiros, Diana Medeiros, agradeceu a oportunidade concedida à sua filha e a outros jovens. “Essa foi uma experiência transformadora, que nos dá orgulho e alegria e, por isso, é difícil de colocar em palavras. Os nossos filhos tiveram benefícios acadêmicos e culturais. Eu agradeço a toda equipe do Conexão Mundo pela condução e seriedade em cada etapa, pelo acolhimento com as famílias que nos deu muita leveza de poder curtir à distancia o que os nossos filhos estavam vivenciando. Minha filha voltou mais segura, mais aberta ao mundo e só temos que comemorar as conquistas”, evidenciou.
O Conexão Mundo, programa integrado às políticas públicas, visa fomentar o desenvolvimento de competências colaborativas, estabelecer parcerias internacionais entre instituições de ensino, ampliar o repertório cultural dos estudantes, incentivar a formação profissional internacional e promover a formação em língua estrangeira, além de construir redes de compartilhamento de boas práticas educacionais.
Prestigiaram a solenidade o deputado estadual Hervázio Bezerra; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito Léo Bezerra; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles Pollyanna Loreto (secretária executiva de Administração, de Suprimentos e Logística), Edilson Amorim (secretário executivo da Gestão Pedagógica) e Erivonaldo Alves (secretário executivo de Cooperação com os municípios).