27.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePequenos negócios foram responsáveis por 78% dos empregos gerados na Paraíba em...

Pequenos negócios foram responsáveis por 78% dos empregos gerados na Paraíba em maio

Levantamento do Caged mostra que maior número de oportunidades foram abertas no setor de fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
As micro e pequenas empresas geraram mais oportunidades de trabalho em maio do que em abril deste ano. Ao todo, foram 4.614 novas vagas abertas no período, mais de 78% do saldo estadual, comparadas com as 2.849 de abril, de acordo com o Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No Brasil, os pequenos negócios abriram 99.539 postos de trabalho no quinto mês do ano.
No Nordeste, a Paraíba foi o terceiro estado com o maior número de oportunidades de trabalho nas pequenas empresas, ficando atrás da Bahia, com 11.018, e Pernambuco, com 9.408 vagas.
Os pequenos negócios no estado figuram positivamente se comparado ao cenário das médias e grandes empresas, que aumentou 1.279 vagas de trabalho em maio de 2025. O saldo mensal não apresentou perdas de vagas em outros tipos de empresas, mas pequenos acréscimos para empresas com CPF e sem fins lucrativos (9) e na administração pública, com três novos postos de trabalho.
Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento (Ugem) do Sebrae/PB, Ivani Costa, os dados do Caged de maio de 2025 confirmam o papel estratégico dos pequenos negócios como motor do mercado de trabalho paraibano, especialmente em momentos de sazonalidade positiva, como os festejos juninos.
“Mais de 4.600 vagas foram abertas por MPEs no período, representando mais de 78% do saldo estadual. Essa performance reforça a importância de políticas públicas, crédito acessível, capacitação e inteligência estratégica voltadas aos pequenos negócios não apenas como empreendimentos econômicos, mas como instrumentos de inclusão produtiva e desenvolvimento territorial”, completou Ivani Costa.
Ainda conforme os números do Caged de maio, o setor que gerou mais empregos na Paraíba foi o fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros, com 2.002 vagas. Na sequência, aparecem as atividades de atendimento hospitalar, com 454 vagas, e no setor de restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas, com 158 oportunidades.
“O crescimento das contratações nos setores de serviços, saúde e alimentação reforça a necessidade de seguirmos atentos às demandas de qualificação e inovação, integrando educação, empreendedorismo e vocações regionais. O momento sinaliza confiança do setor produtivo e a relevância dos ciclos econômicos locais, como o São João, na geração de trabalho e renda. Um dado que inspira otimismo, mas também responsabilidade”, finalizou Ivani Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas