25.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePRF apreende quase três toneladas de drogas durante o mês de junho...

PRF apreende quase três toneladas de drogas durante o mês de junho na Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização durante o mês de junho de 2025. Na Paraíba, além do feriado de São João em si, o mês contou com três pontos facultativos em alguns municípios do estado, o que aumentou consideravelmente o fluxo de veículos decorrente das festividades nas rodovias federais.

Este ano, as comemorações juninas se prolongarão de maio até julho em alguns municípios paraibanos, razão pela qual a PRF no estado, em caráter excepcional, estenderá o reforço em suas ações até o dia 27 de julho. A medida é pertinente ante o fluxo maior de veículos, notadamente no interior do estado, a fim de combater condutas irregulares que violam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também representa intensificação no combate ao crime.

Somente no mês de junho, foram fiscalizados, com abordagem, 11.793 veículos e 15.456 pessoas. Estes números representam um aumento de 28% e 30%, respectivamente, se comparados ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, durante o mês, foram realizados 10.666 testes de alcoolemia, 40% a mais que em 2024, o que representa um aumento do empenho da PRF em coibir as condutas que afetam a segurança no trânsito.

No que concerne ao combate ao crime, as métricas institucionais em junho também foram promissoras. Apreenderam-se quase três toneladas de drogas, sendo 1.230 kg de maconha e 1.580 kg de cocaína. Em apenas uma ocorrência, mais de 1,3 tonelada de cocaína foi retirada de circulação, o que significou um recorde para regional e se estima representar impacto relevante no crime organizado. Além dos entorpecentes, 39.500 maços de cigarros contrabandeados se somam aos produtos ilícitos afastados da população paraibana. No total, 182 pessoas foram presas por diversos tipos de crimes.

Ainda com escopo de preservas vidas, a PRF na Paraíba firmou um acordo de cooperação técnica com SAMU de João Pessoa e, contando com o apoio da regional pernambucana, viabilizou o serviço de resgate aeromédico. Essa ferramenta é importante na diminuição do tempo de resposta a salvamentos e consequentemente proporciona uma maior efetividade na evitamento do óbito e na minimização de sequelas em pessoas atendidas.

Por fim, quanto aos números referentes aos sinistros de trânsito, o quadro comparativo também apresenta melhora em relação ao mesmo período do ano passado. Registraram-se quase 17% a menos de acidentes graves (50 acidentes) e 37% a menos de óbitos (12). Esse cenário corrobora o êxito do reforço na fiscalização, que culminou na prisão em flagrante de mais do que o dobro de pessoas, pelo cometimento de crimes de trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas