Conselheira representa o TCE-PB em evento que reforça a importância dos métodos consensuais de solução de conflitos
A conselheira do Tribunal de Contas da Paraíba, Alanna Camilla Santos Galdino Vieira, participou, nesta quinta-feira (22), representando o TCE-PB, da solenidade de abertura do 9º Congresso de Mediação e Arbitragem, realizado na sede do Senac, em João Pessoa. O evento reúne autoridades, juristas, advogados e especialistas para discutir os avanços e os desafios dos métodos adequados de solução de conflitos, como a mediação, a conciliação e a arbitragem. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisa e Extensão Perspectivas e Desafios de Humanização do Direito Civil-Constitucional (IDCC).
Durante a cerimônia, a conselheira Alanna Galdino foi destacada pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, como símbolo do avanço da representatividade feminina nos espaços de decisão. Em sua fala, Targino enfatizou a importância histórica da indicação de Alanna como a primeira mulher a ocupar o cargo de conselheira do TCE-PB, ressaltando sua trajetória e seu compromisso com o fortalecimento das instituições.
Para a conselheira, o evento representa uma oportunidade importante para promover o diálogo entre os diversos atores do sistema de justiça e fomentar a adoção de práticas que priorizem a cultura da paz. “O fortalecimento dos métodos consensuais é uma pauta que dialoga com o compromisso dos órgãos de controle de promover justiça, eficiência e equilíbrio nas relações públicas e sociais”, destacou Alanna Galdino.
Para o presidente da OAB-PB, o Congresso é uma oportunidade singular para reafirmarmos um compromisso institucional da OAB: sermos agentes e disseminadores da cultura da paz, por meio da promoção dos métodos adequados de solução de conflitos. “Queremos ser protagonistas na difusão de práticas que promovam o diálogo, a escuta ativa e a construção conjunta de soluções, tanto no âmbito jurisdicional quanto nas esferas sociais e comunitárias”, disse.
Para ele, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, tem trabalhado com afinco para ampliar os espaços de atuação e de formação na área de mediação e arbitragem. Exemplo disso é a criação da Comissão de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. “Essa comissão será responsável por difundir conhecimento, promover eventos e ações práticas em todo o estado”, destacou.
A Conferência de abertura tratou de “Métodos Adequados de Resolução de Conflitos e o Acesso à Justiça”, com exposição da advogada Silvia Brega (SP) “10 anos da Lei de Mediação: desafios e perspectivas”. Teve como debatedor Henrique Lenon (PB/SP) “Justiça Multiportas no Supremo Tribunal Federal” com moderação de Wema Marques (UFPB/IDCC).
O 9º Congresso de Mediação e Arbitragem segue até esta sexta-feira (23), com a presença de especialistas nacionais e painéis temáticos voltados à formação e ao aperfeiçoamento profissional na área.
A programação conta com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais, abordando temas relevantes como mediação e arbitragem trabalhista, direito de família, disputas societárias e métodos extrajudiciais no direito tributário.
Assessoria