O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou na madrugada desta quarta-feira (21) um aviso de “Grande Perigo” para acumulado de chuva em regiões do Nordeste, com destaque para região litorânea Paraibana, onde o volume pode ultrapassar 100 mm em um único dia ou mais de 60 mm por hora.
O alerta está em vigor até às 15h e aponta risco elevado de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas já mapeadas como vulneráveis.
Entre os municípios paraibanos sob alerta estão João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Sapé. As autoridades pedem atenção redobrada da população, principalmente em comunidades ribeirinhas ou localizadas em encostas.
O INMET orienta que a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de incidência de raios ou risco de inundação, além de observar sinais de movimentação de terra nas encostas e permanecer em locais abrigados. Também recomenda proteger documentos e objetos de valor com sacos plásticos, em caso de alagamento.
Mais informações e orientações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Além da Paraíba, o alerta atinge áreas da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Mata Pernambucana e Leste Alagoano.