Na sessão ordinária desta terça-feira (20), o vereador Fábio Lopes (PL) lamentou a morte de um homem que desapareceu ao cair em uma galeria pluvial, no bairro do Valentina, e foi achado sem vida a cerca de dois mil metros do local, na última sexta-feira (16). O parlamentar veiculou um vídeo dele no local da galeria, mostrando os perigos decorrentes da falta de segurança e sinalização do local.
“Passou a chuva, morreu uma pessoa e nada foi feito”, declarou Fábio Lopes. Ele destacou que a cidade não tem infraestrutura para enfrentar as chuvas. “Temos que achar soluções. O que tem lá é um grande buraco, qualquer pessoa que passar ali pode ser vítima da armadilha. Um bueiro bem feito, sabemos que tem grades, proteção, uma passarela, uma comunicação visual”, afirmou, salientando que encontrou lixo no local, mas que foi dito pelos moradores que era decorrente de supressão de área.
O vereador chamou a atenção para que as matérias votadas na Casa sejam direcionadas para onde a cidade precisa. “Em muitas votações, aprovamos milhões para isso, milhões para aquilo, mas e as necessidades básicas? Saneamento, esgoto, águas pluviais? É obrigação nossa entender cada localidade. Temos que ter muita responsabilidade nas nossas votações, quando decidimos o futuro de nossa cidade, de alocar os recursos da melhor forma possível”, destacou.
“O político não tem que estar aqui dando desculpa, porque choveu mais ou choveu menos. Em nada que aconteceu no estado, na cidade ou na nação, posso usar a desculpa de que não estava preparado. São bilhões e bilhões ao longo do ano que a gente vai investindo. Existem casos fortuitos e de força maior. Obviamente, uma pessoa que cai num lugar desse é um caso fortuito, mas a gente tem que ter a solução de resposta imediata”, criticou o parlamentar, salientando que os locais devem ser mapeados e os problemas solucionados para que não haja mais mortes.