25.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueApós tentativa de ataque, Carlão defende criar Diretoria de Segurança e Inteligência

Após tentativa de ataque, Carlão defende criar Diretoria de Segurança e Inteligência

Na sessão ordinária desta terça-feira (20), o vereador Carlão (PL) sugeriu a criação da Diretoria de Segurança e Inteligência da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), com o objetivo de assegurar a integridade física e institucional dos parlamentares, servidores e cidadãos que frequentam a Casa Legislativa. A proposta é uma reação ao ataque sofrido pelo parlamentar, em seu gabinete, na semana passada.

O Projeto de Resolução 9/2025 propõe a criação da Diretoria de Segurança e Inteligência, unidade administrava de direção executiva, subordinada à Diretoria-Geral da Câmara Municipal de João Pessoa, com a finalidade de gerenciar, coordenar e executar o serviço de segurança e inteligência da Casa, do presidente, dos servidores, das autoridades e dos cidadãos, enquanto presentes em suas dependências.

De acordo com o projeto, compete à Diretoria: planejar, coordenar, integrar, orientar, supervisionar e executar, de forma centralizada, o sistema de segurança e inteligência da Câmara Municipal de João Pessoa; gerenciar e operar o Sistema de Monitoramento Eletrônico do tipo Circuito Fechado de Televisão (CFTV); gerenciar e executar a atividade de segurança pessoal do presidente, membros da Mesa Diretora e demais vereadores da Casa; fiscalizar e fazer cumprir as normas de acesso e circulação nas dependências da Câmara; gerenciar o serviço de segurança do estacionamento, realizar buscas, revistas e apreensões, observando a legislação vigente; desenvolver atividades de inteligência para prevenir e coibir atos ilícitos, assegurando a proteção do patrimônio, dos parlamentares, servidores e visitantes; realizar análise de riscos ao patrimônio e à integridade física de pessoas nas dependências da Casa; manter intercâmbio com órgãos oficiais de segurança pública, informação e inteligência; notificar a Presidência sobre fatos ou situações com potencial de influenciar o processo legislativo, a segurança institucional ou o funcionamento regular da Casa Legislativa, bem como tomar medidas de prevenção e contenção; cooperar com a Diretoria de Tecnologia da Informação em ações relacionadas à segurança da informação; elaborar estudos, pareceres e relatórios no âmbito de sua competência; propor e promover ações de capacitação relacionadas à atividade de inteligência e segurança institucional; exercer outras atribuições delegadas pela Diretoria-Geral ou pela Presidência da Câmara.

“Recentemente, um episódio alarmante ocorreu em nossa Casa. Um indivíduo tentou me agredir com uma faca, dentro das dependências da Câmara. Esse incidente evidenciou a vulnerabilidade das  instalações legislativas e a necessidade urgente de medidas preventivas e reativas para garantir a segurança de todos. A criação dessa Diretoria se mostra essencial para proteger a integridade física dos vereadores, servidores e cidadãos que frequentam a nossa Casa”, justificou.

O parlamentar fez questão de ressaltar que o país passa por um momento de extremismos, radicalismos e alienações políticas, que geram tragédias. “As pessoas estão falando vários vieses do que aconteceu comigo. No composto ideológico, tudo é direita ou esquerda. Aonde nós estamos indo? Existe esse extremismo acontecendo e alienação de todos. Por isso, fiz esse projeto de lei para tratar de segurança e inteligência na Câmara de João Pessoa, para que câmaras de monitoramento sejam adotadas, nosso estacionamento seja resguardado, as redondezas da Câmara sejam resguardadas, para uma proteção, de fato, para todos os vereadores desta Casa. Quem sabe possamos criar uma polícia ou segurança legislativa municipal? Quero agradecer aos seguranças da CMJP. Foi com eles que contei depois do episódio”, revelou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas