Na sessão desta quinta-feira (8), o vereador Fábio Lopes (PL) parabenizou todas as mães do Brasil pela passagem do Dia das Mães, comemorado neste domingo (11). Ele aproveitou para destacar um Projeto de Lei Ordinária (PLO), de sua autoria, que tem por objetivo oferecer suporte para gestantes e bebês até dois anos de idade.
O PLO 193/2025 institui o programa social Colo de Mãe, que oferece assistência preventiva e suporte integral para gestantes e crianças até dois anos de idade, com foco no cuidado integral da saúde, controle, orientação e assistência das mães de baixa renda, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, e que vão dar à luz pela primeira vez.
“Esse projeto vai oferecer todo o apoio à gestante e ao bebê, acolhendo e garantindo proteção desde o pré-natal até o segundo ano de vida, além de acesso integral de ambos aos serviços de saúde, educação, apoio social e psicológico, orientações e esclarecimentos, desenvolvendo ações para as gestantes de baixa renda e que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, explicou Fábio Lopes, salientando que muitas delas não possuem o suporte necessário e não sabem a quem recorrer.
O parlamentar pediu a aprovação do projeto e destacou a importância da matéria. “Que esse projeto Colo de Mãe passe por todos os vereadores. É muito importante, já que são elas que preparam o novo mundo, trazendo grandes filhos para nossa sociedade”, declarou.
Vereador destaca outro Projeto
Fábio Lopes ressaltou ainda o PLO 195/2025, de sua autoria, que proíbe a substituição da comemoração do Dia das Mães e do Dia dos Pais pelo Dia da Família nas instituições de ensino públicas e privadas da Capital. A norma ainda garante a permanência da celebração do Dia da Família no calendário escolar de comemorações. “Esse projeto protege todos os dias. Tem que ter Dia das Mães, dos Pais e da Família”, defendeu o parlamentar.