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Governo da Paraíba e Agência Francesa realizam missão sobre mobilidade para lançamento de editais do BRS

Os primeiros editais para a implantação do Bus Rapid Service (BRS) em João Pessoa serão lançados pelo Governo do Estado nos meses de abril e maio de 2025. A definição ocorreu em mais uma missão do Governo da Paraíba, com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que está sendo realizada nesta quarta (12) e quinta-feira (13), na Capital. O objetivo da missão é de supervisionar e acompanhar o progresso do projeto, assinado em novembro de 2024; discutir sobre os editais, processos licitatórios e projetos executivos de mobilidade urbana da Capital.

“Os dois primeiros editais são das obras dos terminais das avenidas Pedro II e de Cruz das Armas e até o final do ano, serão publicados também os editais do Varadouro e dos corredores Cruz das Armas e Pedro II”, informou a secretária executiva de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo, que também coordena o projeto.

O Estado está apoiando o município de João Pessoa na implementação de seu plano municipal de mobilidade urbana, cofinanciando o desenvolvimento de uma rede de transporte público estruturante, com a implantação do Bus Rapid Service (BRS), serviço de ônibus rápido e a construção de polos de intercâmbios multimodais.

A missão conta também com a participação do secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Guedes; do coordenador do projeto do Município de João Pessoa, Antonio Eliseu de Medeiros; dos representantes da AFD e de técnicos de órgãos da administração Estadual e Municipal de João Pessoa. A missão da AFD é liderada por Natalia Cardenas, gerente da equipe de projetos de transporte da divisão MOB.

A gerente da equipe de projetos de transporte da AFD, Natalia Cardenas, explicou que a missão visa dar seguimento aos pontos importantes, como a análise dos documentos técnicos, para dar início a implementação do projeto de reestruturação do transporte público da cidade de João Pessoa. A gerente fez elogio às equipes que estão trabalhando nos projetos, tanto do Estado como a do município de João Pessoa, e ressaltou que “isso favorece o cumprimento do cronograma de trabalho, que será de cinco anos, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores da Capital, de contribuir com a luta contra as mudanças climáticas, acompanhando o cumprimento das condições e exigências sociais e ambientais para o sucesso do projeto”.

O projeto será executado pelo Governo da Paraíba, com um investimento total de R$ 220 milhões, sendo R$ 175 milhões financiados pela AFD e R$ 44 milhões de contrapartida financeira do Estado. As obras serão executadas pela Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do Estado (Seirh), com os projetos elaborados pela Prefeitura da Capital, que estão sendo revisados e adequados pela AFD.

O Projeto – O projeto que será executado pelo Governo do Estado conta com dois corredores de ônibus e três terminais de integração. O Corredor Cruz das Armas, com extensão de 15,3km, que liga a área central da cidade à sua região sul, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 24 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade, beneficiando a população desses bairros, que é de 285.490 habitantes. Ou seja, 39,49% da população da cidade.

O Corredor Pedro II, com extensão de 14,5km, que liga a área central da cidade à região sudeste, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 11 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade. A população desses bairros é de 182.988 habitantes. Ou seja, 25,31% da população da cidade.

E ainda o Terminal Metropolitano, responsável por integrar diversas linhas de ônibus, atualmente. Das 93 linhas convencionais do município, 67 integram-se no Terminal Metropolitano do Varadouro.

O Terminal Cruz das Armas será um equipamento completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, e devido à elevada demanda dos bairros atendidos na região, tem-se a expectativa de trazer benefícios significativos com relação à qualidade de vida da população do entorno, que atinge cerca de 285 mil pessoas.

O Terminal Pedro II também será completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, com relevante integração de modais privados para o transporte público, pois se aproxima da zona sul do município, onde a demanda por mobilidade é elevada. A população atendida é de aproximadamente 182 mil pessoas.

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