Para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Receita Federal no Estado, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), que gerencia as Casas da Cidadania, disponibiliza, em breve, Pontos de Atendimento Virtual (PAV) que possibilitarão o acesso a uma série de serviços essenciais sem a necessidade de deslocamento até uma unidade física da Receita.
Para isso, servidores das Casas da Cidadania locallizadas em João Pessoa e Região Metropolitana, participam de treinamento. A ação prevê a capacitação de todos os servidores que atuam nas Casas da Cidadania da Paraíba. A previsão é que até 18 de março todos os servidores sejam capacitados.
O sub-gerente Executivo das Casas da Cidadania, Leandro Carnaúba, ressaltou a importância do novo serviço para a população. “Graças ao acordo de cooperação técnica com a Receita Federal, estamos na fase de capacitação dos servidores. Entre os serviços que serão disponibilizados, destacamos a regularização de Cadastro de Pessoa Física (CPF) – um dos mais procurados – lembrando que hoje o número do CPF é o mesmo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e da Carteira de Trabalho e Previdência Social(CTPS) Digital, tornando esse serviço ainda mais importante. O PAV também disponibilizará Consulta ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), verificação da situação do Imposto de Renda, abertura de contas gov.br – essencial para realizar o agendamento do atendimento para emissão da CIN”.
Leandro destacou ainda que o atendimento desse novo serviço será realizado por ordem de chegada, diferentemente do atendimento na Receita Federal, que exige agendamento prévio. “Com essa novidade, reforçamos nosso compromisso em ampliar o acesso aos serviços públicos, garantindo mais praticidade e eficiência para a população”, adiantou.
O analista Tributário da Receita Federal, Fábio Guedes, que ministra o treinamento, destacou a importância dessa oficina para a oferta desse novo serviço para a poopulação. “O treinamento é fruto de cooperação entre a Receita e a Secretaria de Estado Desenvolvimento Humano. Através desse acordo, as Casas da Cidadania vão conseguir oferecer os serviços da Receita Federal à toda a população sem que as pessoas precisem se deslocar para um Centro de Atendimento ao Contribuinte daqui de João Pessoa. Serão disponibilizados todos os serviços de uma agência da Receita Federal através dos PAVs que estarão na Casa da Cidadania, como por exemplo, CPF, cópia de declaração de Imposto de Renda, questões de malha de IR, impressão de boleto, cópia de processo, tudo que você precisar, estará disponível na Casa da Cidadania. Isso consequentemente facilitará tanto para o contribuinte quanto para a Receita”, observou Fábio.
“Com essa descentralização do atendimento, quem sai ganhando é o contribuinte, o cidadão, porque tem as suas demandas resolvidas de uma forma mais confortável e de forma mais rápida. E para a Receita, que ganha em capilaridade, ganha na questão de poder disseminar mais os nossos serviços, o nosso trabalho, e também a Casa da Cidadania, porque vai oferecer, em um só local, outros vários serviços”, fializou Fábio Guedes.
Foto: Mano de Carvalho
Secom-PB