31.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrefeitura de João Pessoa ressalta importância da vacinação para realização das matrículas...

Prefeitura de João Pessoa ressalta importância da vacinação para realização das matrículas escolares

Diversas escolas da rede pública e privada estão em processo de realização das matrículas escolares. Em João Pessoa, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) iniciou, nesta quarta-feira (15), o processo para ingresso de alunos novatos que queiram se matricular em uma unidade da Rede Municipal de Ensino. Além dos documentos pessoais, é importante apresentar também a cópia da caderneta de vacinação atualizada da criança ou do adolescente.

No Programa Nacional de Imunizações são contempladas 21 vacinas, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. “É importante que as crianças e adolescentes estejam com as doses atualizadas, seguindo as recomendações para cada faixa etária, principalmente os bebês, que terão o primeiro contato com a escola, onde a interação com outras crianças é maior e é importante assegurar que ele esteja protegido contra diversas doenças”, explicou Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

“No ato da matrícula, além dos documentos pessoais dos pais e da criança, avaliamos também a caderneta de vacinação com intuito de proteger todo o coletivo, assim como os profissionais e as demais crianças que frequentam o ambiente educacional. Ainda assim, no decorrer do ano, promovemos junto com a Secretaria de Saúde diversas ações de vacinação com as doses de campanhas ativas. É um compromisso que mantemos com nossos alunos, que garante a proteção contra doenças para toda a vida”, disse Valclise Scarano, diretora do Ninho do Saber Arthur Antônio Belarmino Ferreira, no bairro dos Bancários.

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) 48 imunobiológicos: 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. O PNI também é parte integrante do Programa da Organização Mundial da Saúde, com parcerias estabelecidas junto à Unicef e contribuições do Rotary Internacional e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Rede Municipal de Ensino – As matrículas podem ser feitas de forma on-line através deste link e seguem até o dia 24 de janeiro. No ato da confirmação da matrícula, será necessário a entrega das cópias e apresentação dos seguintes documentos originais: a certidão de nascimento ou RG e CPF do estudante ou dos pais; comprovante de residência; cartão do SUS; cartão de vacinação; declaração de escolaridade ou histórico escolar.

WhatsApp – A Sedec está disponibilizando uma Central de Matrículas exclusivamente para atendimentos. Os contatos são: (83) 99827-1365 ou (83) 99827-0721. A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa conta com 105 escolas, sendo 27 em tempo integral, além de 98 Ninhos do Saber.

O que diz a Lei – O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) traz expressamente que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias” – (§ 1º do Art. 14 do ECA – Lei 8.069/ 90). Descumprir o calendário de vacinação infantil pode ser entendido como falta de cuidado e negligência dos responsáveis pelos menores. O ECA reúne normas com objetivo de proteger o direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes.

  • Foto: Arquivo/Secom

  • Secom-JP
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas