A vacinação de gestantes e idosos contra a Covid-19 foi incluída como vacina de rotina no Calendário Nacional de Vacinação, de acordo co o Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). As grávidas devem receber uma dose a cada gestação e as pessoas com mais de 60 anos devem ser vacinadas a cada seis meses. Esses dois grupos se juntam às crianças de seis meses a menores de cinco anos que já integravam o grupo que deve ser imunizado contra a Covid-19.
A partir da nova regra, a SES realizou alinhamento técnico com profissionais que atuam nas salas de vacina e coordenadores de imunização dos 223 municípios paraibanos, no intuito de fortalecer a vacinação em todo estado.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações, Márcia Mayara, a SES vem desenvolvendo diversas ações junto aos 223 municípios, por meio do Programa Vacina Mais Paraíba, para levar informações sobre a importância da vacinação. “A vacina contra a Covid-19 continua sendo alvo de campanhas de desinformação. A propagação de fake news é um dos fatores que impacta na não adesão da população à vacinação. A SES, junto aos municípios, desenvolve diversas ações quanto à disseminação de informações sobre a segurança e eficiência dos imunizantes”, falou.
Márcia destacou ainda o trabalho de ampliar o acesso das vacinas. “Só neste ano de 2024 foram realizados sete Dias D com 287.386 doses aplicadas. Ainda realizamos oficinas com os municípios para a construção dos planos municipais de imunização com diversas estratégias para executar dentro dos municípios e realizamos ações de vacinação dentro das escolas”, informou.
Continuam no grupo especial de vacinação contra a Covid-19 pessoas vivendo em instituições de longa permanência; imunocomprometidos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas. Também integram o grupo, as puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente e com comorbidades; privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, além de pessoas em situação de rua. Os imunocomprometidos devem tomar 1 dose a cada seis meses e os demais do grupo especial devem receber uma dose da vacina anual.
O público a partir de 5 anos, que não faz parte do grupo especial e que nunca tomou a vacina contra a Covid-19, tem recomendação de tomar uma dose da vacina.
Para o público de crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias estão disponíveis as vacinas Moderna (Spikevax) e Pfizer (Comirnaty). Para o público de 5 a 11 anos estão disponíveis as vacinas da Moderna (Spikevax) e Pfizer (Comirnaty). Para o público de 12 anos mais estão disponíveis as vacinas Moderna (Spikevax), Pfizer (Comirnaty) e Serum Zalika.
O objetivo da mudança por parte do Ministério da Saúde é reforçar a proteção contra o vírus entre as populações mais vulneráveis e faz parte de uma estratégia nacional de saúde pública para ampliar a cobertura vacinal no país. Tanto para crianças, gestantes e idosos, a meta do Programa Nacional de Imunizações é vacinar 90% dessas populações contra a Covid-19.