Na madrugada deste domingo (17), um casal deu entrada no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa após ser atingido por queimaduras durante o manuseio de um recipiente com álcool. O incidente aconteceu enquanto eles tentavam acender fogo, quando o material explodiu.
A mulher sofreu queimaduras pelo corpo, enquanto o homem teve ferimentos apenas na mão. Ambos receberam atendimento especializado na unidade, que é referência no tratamento de queimaduras na 1ª macrorregião paraibana, atendendo mais de 20 municípios.
O diretor-geral do hospital, Laecio Bragante, destacou a importância da unidade no atendimento a esses casos:
“Antes deste hospital, não tínhamos nenhum hospital de referência para esse atendimento. Felizmente, contamos hoje com a nossa unidade de saúde que leva esse atendimento de excelência à sociedade. Nosso hospital é referência para pequena ou grande queimadura, por isso estamos preparados para atender a todos que precisarem dos nossos serviços neste período”.
De janeiro a maio deste ano, o hospital já registrou 505 atendimentos de vítimas de queimaduras, enquanto em 2023 foram 971 casos. As principais causas incluem:
Líquidos em alta temperatura (539 casos);
Contato com objetos quentes (142 casos);
Fogo (83 casos);
Produtos químicos (50 casos);
Fogos de artifício (23 casos);
Insolação e caravelas (5 casos cada);
Eletricidade (1 caso) e outros.
T5