25.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueSistema de proteção civil da Paraíba recebe elogios em reunião do Conselho...

Sistema de proteção civil da Paraíba recebe elogios em reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil

O sistema de proteção civil da Paraíba foi destacado e elogiado pelos participantes da reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil, realizada nesta quinta (7) e sexta-feira (8), em João Pessoa. Em destaque a interação e trabalho conjunto da Diretoria Executiva de Proteção e Defesa Civil com outros órgãos da administração estadual.

O secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, que representou o governador João Azevêdo, falou da alegria em receber os gestores de Defesa Civil estaduais na Paraíba, para discutir temas importantes. Ele ressaltou o trabalho e os investimentos na Infraestrutura, nos Recursos Hídricos, na área do Turismo, por ser um Estado e uma Capital acolhedores. Agradeceu a presença de todos e o esforço da Diretoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, na pessoa de Márcia Andrade, pelo trabalho importante e os avanços que vem alcançando”.

A diretora executiva de Proteção e Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade, avaliou o evento como “bastante produtivo, pela troca de informações e   sobretudo, porque os coordenadores puderam conhecer a parte de infraestrutura do Estado, que inclusive elogiaram e puderam verificar que o sistema de proteção civil da Paraíba funciona, por haver uma interação e trabalho conjunto com outros órgãos da administração estadual, como o Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER), secretarias, da Educação, do Desenvolvimento Humano, do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Corpo de Bombeiros, formando o sistema de defesa civil que funciona para além de um resgate e salvamento”.

Para o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, essas reuniões são de grande importância, já que reúne os estados para discutirem suas pautas e apresentarem ao Governo Federal.  “Com a reestruturação, os órgãos terão maior capacidade de trabalhar com a prevenção dos desastres, ocorridos com a mudança do clima no planeta e estar preparado pra isso é muito importante, para que possam preparar não só as estruturas de governo, mas também a população para o enfrentamento dos eventos extremos. Então o Governo Federal participa para apresentar o que já vem sendo feito, maneiras e mecanismos e difusão de alertas de apoio aos estados e municípios, bem como escutar os Estados”, assegurou Armin.

O presidente do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil e coordenador de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira, destacou “a beleza e a acolhida na Paraíba e parabenizou o trabalho que é desenvolvido pela Secretaria da Infraestrutura, o que é importante para o crescimento do Estado; a importância do Conselho e do encontro, para a troca de experiências dos estados, ampliando o conhecimento da realidade de cada Unidade da Federação, trabalhando para o bem da população e buscando diminuir o sofrimento das pessoas”, disse o coronel Henguel.

Um documento com sugestões para reestruturação das coordenações de defesas civis dos estados e do Distrito Federal – fruto da reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil – será protocolado na Casa Civil da Presidência da República, na próxima semana.

As sugestões encaminhadas visam pôr em prática o projeto de reestruturação, com o objetivo de aprimorar o trabalho de prevenção para evitar os gastos com os desastres, além de fortalecer e organizar as defesas civis estaduais e municipais. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa Civil Estadual da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas