A Fundação Dom Cabral (FDC) se une ao projeto Milagre Sertão para a inauguração da sexta unidade do “Espaço Empreendedor Pra>Frente”, uma iniciativa da Educação Social da FDC para impulsionar o empreendedorismo popular por meio do desenvolvimento comunitário e econômico local.
A unidade funcionará no município de Algodão de Jandaíra, e a inauguração do novo Espaço Empreendedor será realizada no dia 23 de novembro, a partir das 14h.
O Espaço Empreendedor contará com um educador social, indicado pela organização paraibana e capacitado pela Fundação Dom Cabral, responsável pela aplicação da metodologia Pra>Frente. A jornada do empreendedor terá duração aproximada de oito encontros presenciais, além de conteúdos online. As turmas começam em 2025 e a expectativa é que sejam capacitadas aproximadamente 100 pessoas ao longo do ano.
“Estamos muito felizes com a parceria estabelecida com a Fundação Dom Cabral, que certamente enriquecerá nosso projeto e fortalecerá nossa trajetória rumo aos objetivos de promover autonomia e melhorar a qualidade de vida nas comunidades de Serrote Baixo, em Algodão de Jandaíra, por meio do empreendedorismo e da criação de novas fontes de renda”, comenta Rodrigo Bittencourt, coordenador do projeto.
Esta será a quinta unidade do Espaço Empreendedor inaugurada com recursos do BNDES. A previsão da Fundação Dom Cabral é que, ao todo, sejam 12 hubs presenciais do Espaço Empreendedor até 2026, por todo o país. Até agora, foram inauguradas duas unidades em Belo Horizonte (MG), uma com investimento exclusivo da FDC e outra com incentivo do banco nacional, uma em Curitiba (PR), outra em São Luís (MA) e a mais recente em Campo Grande (MS) – todas também com recursos do BNDES.
“Inaugurar este espaço na Paraíba reforça nosso compromisso com o impulsionamento do empreendedorismo local e a promoção da autonomia em prol do desenvolvimento econômico, alinhando-se às iniciativas da Educação Social da FDC”, diz Miriã de Aguiar Melo, gerente executiva de Gestão e Inovação Social.
Plataforma Pra Frente>Play
O Pra>Frente Play é uma metodologia proprietária da Fundação Dom Cabral, desenvolvida com foco no comportamento empreendedor. A plataforma funciona como uma jornada de aprendizagem baseada em vídeos, podcasts, e-books e atividades práticas (missões) que combinam conteúdo e entretenimento no auxílio ao negócio do empreendedor popular.
Por meio da plataforma Pra>Frente Play, a Fundação Dom Cabral (FDC) oferece aulas que buscam capacitar micro e nano empreendedores em Gestão e Empreendedorismo. Lançada em 2021, a plataforma possibilita uma jornada de aprendizagem e desenvolvimento de competências.
Serviço
Espaço Empreendedor em Campo Grande
Data: 23/11/2023
Horário: 14:00
Local: Sítio Serrote Baixo, Zona Rural, em Algodão de Jandaíra – PB
Sobre a Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 48 anos, que está entre as 10 melhores escolas do mundo de acordo com os rankings de educação executiva do FT 2024. Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.
Cerca de 50 mil pessoas passaram pela instituição em 2023. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.
Sobre o Projeto Milagre Sertão
Criado em 2013 para atender famílias desassistidas do interior paraibano, o Projeto Milagre Sertão, com sede em João Pessoa (PB), atende famílias sem recursos no interior nordestino e promove soluções sustentáveis contra os efeitos da seca. A implantação de cisternas e a realização de cursos de capacitação para melhor aproveitamento de recursos naturais, doações de alimentos, roupas, brinquedos, atendimento médico e odontológico, produtos de necessidades básicas, recreação e oficinas de artesanato são algumas das ações do projeto nas comunidades atendidas. Realizado por voluntários de diversas áreas, o projeto já atendeu mais de 20 cidades e mais de cinco mil pessoas. Mais informações, no site https://milagresertao.org no (83) 3021-9891 e no Instagram @milagresertao e @lojinhadomilagre .