Cerca de 500 pessoas, incluindo representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), das Gerências Regionais de Educação (GREs), das Secretarias Municipais de Educação, e de diversos representantes de escolas estaduais e municipais, participaram, nesta terça-feira (28), do primeiro dia do II Seminário de Apropriação dos Resultados da Avaliação Siave – 2024, no Centro de Formação de Educadores de João Pessoa. Na ocasião, também foram entregues aos presentes as metas do estado para avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE) para 2024, bem como foi feita uma homenagem às professoras alfabetizadoras das escolas com maior resultado de alfabetização da regional.
O evento teve como objetivo principal subsidiar as equipes na construção de disciplinas pedagógicas e de gestão, com base nos resultados da Avaliação Somativa Siave – 2023 e da Avaliação de Fluência – 2024, envolvendo o desenvolvimento de estratégias para a melhoria dos resultados educacionais em todos os municípios da Paraíba. A mesa de honra do seminário foi composta pela secretária de Gestão Pedagógica da SEE-PB, Elizabete Araújo; pelo secretário de Cooperação com os Municípios da SEE-PB, Erivonaldo Alves; a secretária de Educação de João Pessoa, América Castro; o representante da Associação Bem Comum, Murilo Pereira; pela professora alfabetizadora Lucicleide Maria, do município de Princesa Isabel, representando todos os professores; e pelo secretário de Educação do Município de Sobral (CE), Herbert Lima, que esteve entre os palestrantes do dia.
Inicialmente, a fala das autoridades destacou a importância da cooperação e troca de experiências para a melhoria contínua da educação no estado. “Temos um seminário para plantar ideias que vamos colher nas escolas nossas. Este é um dia de experiências, de práticas que nos servirão para melhorar a nossa Educação”, afirmou Elizabete Araújo. Já América Castro enfatizou a relevância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios, enquanto o secretário Erivonaldo Alves ressaltou a importância do regime de cooperação para transformar a educação por meio do diálogo contínuo.
O segundo momento do evento foi marcado pela palestra de Herbert Lima, abordando práticas exitosas em sua gestão à frente da pasta da Educação no município de Sobral, oferecendo insights valiosos para os participantes. Ele abordou princípios de uma política educacional focada no direito à aprendizagem das crianças e na alfabetização na idade certa. Herbert discutiu a implementação de processos seletivos meritocráticos para gestores escolares, a importância de rotinas pedagógicas e tutoria, a busca ativa, a agenda do diretor, e o estabelecimento de metas de aprendizagem. A interação incluiu a criação de um grupo de WhatsApp e uma nuvem de palavras, promovendo uma troca de conhecimento prático para todos os participantes. “Foi uma manhã de muita interação, de muita troca de conhecimento, com certeza muito importente para todos”, enfatizou o palestrante.
Em seguida, aconteceu a apresentação dos resultados da Avaliação Somativa Siave 2023 e da Avaliação de Fluência 2024, liderada pelo gerente Executivo de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão da SEE-PB, Herbert Gomes. “Essa apresentação foi fundamental para situar os participantes sobre o desempenho das escolas e dos alunos, e forneceu dados essenciais para a construção de estratégias pedagógicas mais eficazes”, explicou Herbert. O analista da ABC/PARC, Anderson Araújo, realizou uma apresentação técnica das metas do Índice de Desempenho Educacional da Paraíba (IDE-PB) e do Índice de Qualidade da Educação (IQE). Sua explicação apresentou um detalhamento técnico sobre os indicadores e as estratégias possíveis para atingi-los, proporcionando aos participantes uma visão clara dos desafios e das oportunidades apresentadas no cenário educacional. O dia foi encerrado com a divulgação do Plano de Formação e uma homenagem às professoras alfabetizadoras, apoiando o seu papel crucial no desenvolvimento da educação básica.
Homenagem – A secretária de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, explicou a importância da homenagem: “Nós achamos que esse seminário primário deveria ter também uma etapa de reconhecimento aos professores alfabetizadores. Afinal de contas, são eles que fazem dentro da sala de aula o processo de alfabetização. Nós convidamos 14 alfabetizadoras, uma de cada gerência regional, e essa professora é aquela que, pela análise dos dados, mais alfabetizou crianças dentro da sua escola. Exemplo muito claro disso, ela recebeu crianças não alfabetizadas ou no nível pré-leitor e, ao. final do ano de 2023, entregou essas crianças alfabetizadas ou no nível de proficiência muito mais elevado, então ela transformou vidas e nós entregamos flores como uma metáfora a esse processo de florescimento da aprendizagem dessas crianças”.
Divania da Silva do Nascimento, professora da Escola Estadual Francisco Clementino de Souto, no município de Cubati, foi uma das homenageadas e expressou sua gratidão: “Estar participando desse momento é gratificante, é uma alegria e é um momento ímpar. É só gratidão a Deus e a todos os que me apoiam e que me apoiam. Realmente é um ‘viva’ para a nossa Educação”, disse.
O seminário ainda contou com a apresentação de boas práticas pedagógicas, demonstrando experiências exitosas pelos secretários de Educação, Raquel Meira, do município de Queimadas, e Patrício Vasconcelos, da cidade de Marizópolis. Esse momento foi uma oportunidade para que os educadores compartilhem iniciativas que contribuam para a melhoria dos resultados educacionais em seus respectivos municípios. Em seguida, houve a pactuação das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE) para 2024, reforçando o compromisso das instituições com a elevação dos padrões de ensino.
Veríssimo Neto, secretário de Educação de São Domingos, avaliou o evento como muito positivo, destacando a palestra de Herbert Lima como especialmente enriquecedora, trazendo conhecimento e informações aplicáveis ao seu município. Ele também ressaltou a importância das informações obtidas na parte da tarde para o crescimento educacional de São Domingos e de todos os outros municípios da Paraíba. “Assim, com momentos como esse, poderemos crescer cada vez mais na educação”.
Secom-PB