O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) entrou em seu último dia para a população regularizar o título eleitoral, visando as eleições que ocorrem em outubro deste ano. Em João Pessoa, o número de pessoas na fila está muito elevado, com pessoas que chegaram na noite dessa terça-feira (7).
As primeiras pessoas da fila chegaram na noite de ontem e permaneceram todo esse período no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, onde a Central de Atendimento ao Eleitor de João Pessoa (Cenatel) está atualizando os títulos eleitorais desde às 8h. De acordo com a coordenadora da Cenatel, Alice Coelho, todos os eleitores que pegarem a fila até às 19h, serão atendidos.
“Hoje é dia de paciência. Paciência do eleitor, paciência do atendente. Porque todos aqueles que chegarem aqui vão ser atendidos, sim. Todos aqueles que já estão na fila vão ser atendidos, sim. E a gente deverá entrar noite adentro para poder concluir o atendimento do último eleitor que solicitar os serviços da Justiça Eleitoral”, disse.
Alice também destaca que nem todo mundo necessita vir presencialmente. As pessoas que irão tirar o título pela primeira vez, que estão com os títulos cancelados e aqueles que não tem coleta biométrica e querem mudar o domicílio eleitoral, de um estado para o outro. As pessoas que simplesmente não tem biometria não precisam enfrentar a fila, como apontou a coordenadora.
Atualização ou alistamento
Na capital paraibana, o TRE-PB alterou o local para a Central de Atendimento ao Eleitor de João Pessoa (Cenatel), localizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), na Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, bairro Tambauzinho, João Pessoa. O horário é das 8h às 19h. Em outras cidades, a mudança poderá ser feita diretamente nos cartórios eleitorais municipais.
A população paraibana terá um último dia para fazer o seu primeiro título, mudar o endereço do documento de acordo com o estado onde mora e também atualizar alguns dados, como nome, cadastrar biometria ou documentação. Para isso, os paraibanos precisam levar:
– Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
– Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses;
– Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja).
– No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.