A experiência exitosa desenvolvida pelo Governo da Paraíba no tocante à moradia para pessoas idosas, os Condomínios Cidade Madura, que tem sido referência e visitado por representantes de diversos Estados, foi tema de discussão e destaque no I Fórum sobre “Casa de Passagem, o acolhimento provisório para pessoa idosa, direito garantido por lei: Desafios para sua implantação no Estado do Amapá”, que aconteceu nesta sexta-feira (15), no Auditório do Museu Sacaca, em Macapá (AP).
A convite dos organizadores do evento, a técnica de referência para a Pessoa Idosa da Secretaria de Estado Desenvolvimento Humano (Sedh) e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado (CEDDPI), Joilma de Oliveira, ministrou palestra sobre os desafios e possibilidades para implantação da Casa de Passagem, além de apresentar e disponibilizar Minuta e Projeto para a implementação do referido equipamento.
Segundo Joilma Oliveira, o envelhecimento populacional é uma realidade, que exige da sociedade e do poder público um olhar mais apurado em torno das problemáticas vivenciadas por este segmento. “A questão do acolhimento no Amapá chegou ao CEDDPI, pois nacionalmente a Paraíba é reconhecida pelas ações, projetos, programas e serviços voltados para a pessoa idosa. Nesse sentido, buscamos nos articular na busca de estratégias para ampliar a oferta dos serviços já existentes, bem como na superação de novos desafios, como a criação de mais Centros-Dia e oferta na modalidade Família Acolhedora na nossa Paraíba”.
Ainda de acordo com a presidente do CEDDPI, “durante o Fórum pudemos contribuir para que a Casa de Passagem, no Amapá, se instrumentalize como garantidora de acesso aos direitos sociais da população acolhida, e possa superar as violências, através da reconstrução de vínculos familiares, comunitários, sociais e de novas possibilidades para a vida dessas pessoas”.
A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Amapá, Palmira Bittencourt, lembrou e elogiou as ações desenvolvidas pela Paraíba voltadas para a pessoa idosa. “Após conhecer in loco a experiência da Paraíba, convidamos Joilma Oliveira, mestre e pesquisadora da temática da pessoa idosa, para falar e nos auxiliar na implantação e execução da nossa Casa de Passagem”, declarou.
Cidade Madura – O Cidade Madura é um programa habitacional do Governo da Paraíba voltado para pessoas idosas, que objetiva oferecer uma moradia mais digna a essa população. Além de uma estrutura com espaço de convivência, é ofertado aos moradores assistência básica à saúde no local e acompanhamento social.
Os Residenciais são compostos por 40 unidades habitacionais e atualmente estão em funcionamento em sete cidades: de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Patos, Monteiro. Em construção Bayeux – previsão de entrega no próximo mês; Mamanguape com obras iniciadas e previsão de entrega no primeiro semestre de 2024 e Catolé do Rocha em construção.