31.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueEmlur intensifica combate ao descarte irregular de lixo em áreas públicas e...

Emlur intensifica combate ao descarte irregular de lixo em áreas públicas e privadas de João Pessoa

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está intensificando as ações de combate ao descarte irregular de lixo residencial, poda e outros tipos despejados em terrenos baldios públicos e privados ou em áreas de preservação ambiental de João Pessoa. De acordo com o diretor da Divisão de Fiscalização do órgão, Geraldo Gean, motociclistas estão espalhados por toda a região fiscalizando essa prática durante todos os dias da semana.

Atualmente, o Altiplano Cabo Branco e o Portal do Sol são os bairros com maior incidência no descarte irregular de lixo. “Nestes locais, é comum acontecer ações de caçambeiros, que costumam despejar nos terrenos baldios destes locais os entulhos e metralhas da construção civil”, detalhou.

Segundo Geraldo Gean, a população da Capital tem ajudado nas ações de combate a essa prática, denunciando junto as redes sociais. “É importante que as pessoas continuem fazendo isso e ao fazerem, anexem filmagens da placa dos veículos para que possamos aplicar a multa com base nestes flagrantes”, afirmou.

Geraldo Gean disse que a multa prevista no Código de Posturas do Município para esse tipo de prática é de 400 UFIRs (Unidade Fiscal de Referência), o equivalente hoje a R$ 18.662,00, e que, no caso de reincidência, o valor dobra. “Esse é um trabalho que realizamos em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente do Município (Semam), que também aplica multas a partir de R$ 60 mil, com a Polícia Florestal, Sudema e Cagepa, onde cada um estipula seu valor referente a infração”, explicou.

O diretor ainda afirmou que a população precisa entender que o descarte irregular de lixo vai refletir no meio em que ela vive e que, se esse tipo de atitude for revista, vai diminuir e muito os problemas registrados nos períodos chuvosos, a exemplo dos alagamentos. O diretor da Divisão de Fiscalização da Emlur disse que, em breve, a população vai contar com um número de WhatsApp para fazer as denúncias de descarte irregular de lixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas