A Sala do Empreendedor, administrada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), fechou os cinco primeiros meses de 2023 registrando 5.635 atendimentos. Com a marca, a capital desponta no ranking de pessoas atendidas, entre os municípios que compõem a primeira regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Paraíba.
Os dados foram divulgados pelo Sebrae, nesta quinta-feira (15). Na primeira regional, apenas 13 municípios pontuaram. Juntos, eles registraram 10.778 atendimentos. A marca pessoense, no referido período, representa 52% do total. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, trata-se de um número bastante expressivo, que mostra como o serviço tem se fortalecido e chegado aos empreendedores da Capital.
“Ficamos felizes com a marca, e seguimos empenhados em expandi-la ainda mais. Para isso, temos ampliado nossa divulgação e trabalhado de forma estratégica interligando a Sala do Empreendedor a outros programas da nossa pasta, como o de microcrédito ‘Eu Posso’. Com isso, estamos conseguindo dar uma ampla assistência a todos os empreendedores locais, e não apenas aqueles que são formalizados como MEI”, afirmou.
Demandas – A Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).
A procura por emissão de DAS e por regularização sempre aparecem entre as demandas mais recorrentes nos atendimentos. “Porém, nesse último bimestre, tivemos um aumento da procura motivado pela Declaração Anual, obrigatória aos empreendedores”, explicou Matheus Gomes, diretor do Ambiente de Negócios da Sedest.
Ele destacou ainda que a Sala do Empreendedor disponibiliza um time técnico especializado, contando com a assessoria direta de contadores e advogados. “A Prefeitura de João Pessoa tem um serviço gratuito de qualidade, comandado por profissionais competentes. E nossos usuários têm percebido isso e, cada vez mais, confiado no nosso trabalho”, acrescentou.
Atendimento – Em João Pessoa, a Sala do Empreendedor é oferecida pela Sedest, dentro do conjunto de ações do programa Eu Posso Crescer, em parceria com o Sebrae-PB. Ela está disponível ao público desde setembro de 2021, na sede da secretaria, localizada na Rua Diogo Velho, 150, no Centro. O espaço conta com um Ponto de Atendimento do Sebrae (PAS) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Além do atendimento presencial, a Sala do Empreendedor de João Pessoa disponibiliza um canal on-line, através do Whatsapp (83) 98195-1819, além de perfil no Instagram (@casadoempreendedorjp_).