A Maternidade Frei Damião, unidade que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, em João Pessoa, realizou, nessa quinta-feira (15), a primeira histeroscopia diagnóstica. O procedimento ocorre na sala cirúrgica, onde a paciente é anestesiada e o médico, com ajuda de uma câmera, diagnostica doenças ginecológicas como pólipos e miomas. O procedimento é minimamente invasivo.
A obstetra Milena Guedes conta que a oferta desse serviço é um grande avanço para a saúde da mulher paraibana. “A histeroscopia é um tipo de endoscopia ginecológica que faz um diagnóstico preciso de várias patologias de forma minimamente invasiva. Esse exame dá um resultado bastante confiável para que possamos realizar a histeroscopia cirúrgica, que remove esses pólipos e miomas sem a necessidade de uma cirurgia de grande porte”.
A diretora da Maternidade, Marcela Tárcia, conta que a histeroscopia será realizada todas as quintas-feiras na unidade. “Temos capacidade de atender até dez pacientes por semana, que são encaminhadas pela regulação e passam por uma avaliação em nosso ambulatório de especialidades. Em breve, implantaremos também a histeroscopia cirúrgica, que é um procedimento de difícil acesso e muito importante para solucionar problemas que podem evoluir com complicações graves se não forem tratados oportunamente”, finaliza.
A Maternidade Frei Damião tem ampliado a oferta de exames, cirurgias e procedimentos, sobretudo no tocante ao planejamento familiar. Nesse sentido, é oferecida, além da laqueadura, a inserção de DIU, que é um procedimento simples e reversível para as mulheres que pretendem evitar a gravidez temporariamente com possibilidade de retirar o dispositivo no futuro. O ambulatório funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30 e os procedimentos precisam ser agendados previamente, com exceção do atendimento para planejamento familiar, de acontece de forma espontânea na unidade.