A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Seção de Bandas Escolares, está realizando neste sábado (13) oficinas com cerca de 750 alunos da rede municipal de ensino que fazem parte das bandas marciais das escolas. A formação continuada acontece nos turnos manhã, das 8h às 12h, e tarde, das 13h às 17h, no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), em Mangabeira VIII.
“É um grande encontro de alunos para pensarem e desenvolverem suas coreografias que serão realizadas nas suas unidades. Nossos professores vão ensinar passos básicos para o desenvolvimento dessas atividades que potencializam as questões pedagógicas. Os alunos desenvolvem aspectos de integração, trabalho em grupo, criatividade e compartilhamento”, disse a secretária executiva da Sedec, Luciana Dias.
Os alunos das 29 escolas inseridas no processo formativo participam de oficinas de expressão corporal, manuseio de bandeiras e mãos livres.
“Como a secretária falou esse também é um momento de aprendermos sobre dança, conhecer novas pessoas já que aqui temos várias escolas trocando experiências. Estou gostando bastante”, disse a aluna Daniela Crispim, da Escola Municipal Duarte da Silveira.
Na sexta-feira (12) a formação aconteceu para 33 coreógrafos de bandas marciais. Eles participaram de oficinas de ballet, danças populares, manuseio de bastão e expressão corporal.
“O workshop é um evento desenvolvido com intuito de reunir os interessados no aperfeiçoamento técnico, por meio de palestras e atividades práticas com foco em ensinar, através da didática em um curto espaço de tempo”, explicou o coordenador da Seção de Bandas Escolares da Sedec, Rômulo Albuquerque
Expressão corporal – Experimentos dos fatores do movimento baseado nos estudos do teórico da dança Rudof Laban, investigando as possibilidades corporais com fator de expansão da expressividade.
Ballet Clássico – Trabalhar o desenvolvimento dos port de brás (transporte dos braços) de forma adequada aos padrões metodológicos, agregando linhas mais longilíneas e simétricas aos movimentos da dança.
Manuseio de bandeiras – Importante para a performance do corpo coreográfico. O recurso da bandeira é compreendido como um elemento visual e estético fundamental. As coreografias, lançamentos e recuperações, acontecem simultaneamente às emoções transmitidas pela música, auxiliando na expressividade do grupo. Além do resultado visual, essa prática também proporciona aos alunos um aprendizado exclusivo sobre força, posicionamento, tempo, peso, equilíbrio, postura, foco e obviamente habilidades ambidestras.
Mãos livres – Aborda diferentes habilidades motoras, expressividade do grupo e sincronismo. As coreografias acontecem através de movimentos marcados e emoções transmitidas pela música. Também proporciona um aprendizado exclusivo sobre: posicionamento, coordenação, locomoção, ritmo, tempo, foco e sincronismo.
Danças populares nordestinas – A cultura da região Nordeste é muito conhecida pelo aspecto cultural forte e marcante. Assim, as danças presentes nessa região são variadas e fazem parte da tradição e do folclore do País. Essas danças normalmente integram manifestações populares mais amplas, com influência dos povos indígenas e africanos, assim como dos portugueses.