O Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, (CES-PB) promove, a partir desta quarta-feira (10), o 1º Encontro de 2023 do Fórum de Educação Permanente e Continuada de Conselhos de Saúde do Nordeste. O evento, que estende até o dia 12, será realizado no auditório do Hotel Costa Brava, em Lucena.
Entre os temas a serem debatidos durante o evento estão: Os Novos Modelos de Administração Pública Através de Política Pública Privada; Contrato de Gestão e Terceirização dos Serviços Públicos de Saúde; A Política Nacional de Imunização com a inserção de novos imunizantes como o Herpes-Zoster e o movimento anti-vacinas; Cannabis Medicinal nas Políticas Públicas de Saúde; Avanço Crescente no Número de Feminicídios e a Violência Sobre os Grupos Vulneráveis e Mobilização Nacional pelo Reajuste da Tabela SUS.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha explicou que no evento serão buscadas soluções para os vários problemas que afligem os usuários do Sistema Único de Saúde. De acordo com Eduardo Cunha, a tabela SUS é de 1996 e que teve pequenas correções até 2008 e até agora não houve aumento nenhum. ” Diante dessa situação, os estados e os prestadores de serviço que trabalham com SUS são altamente prejudicados pela tabela do SUS que atingiu a maioridade, mas não cresceu”, destacou.
Eduardo Cunha explicou que hoje o Governo Federal paga R$2,55 por uma consulta simples e R$ 10,00 por uma consulta especializada e com relação ao pagamento dos procedimentos cirúrgicos a situação não é diferente.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde disse que a situação chegou ao ponto que Governo Estado teve que aumentar o valor do pagamento dos procedimentos aos profissionais de saúde que estão trabalhando no Programa Opera Paraíba. ” Se não fosse assim, os médicos não iriam trabalhar”, disse.
Eduardo Cunha adiantou que tudo que for aprovado durante esse encontro será apresentado na Conferência Nacional de Saúde que acontecerá de 2 a 5 de julho, em Brasília para que sejam implementadas no Sistema Único de Saúde.