23.1 C
João Pessoa
InícioManchete 2Governo do Estado amplia leitos pediátricos de UTI em CG para atender...

Governo do Estado amplia leitos pediátricos de UTI em CG para atender casos graves de síndromes gripais

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) implantou, neste sábado (6), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricos no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. A unidade passará a receber, de forma temporária, a partir de segunda-feira (8), os casos de crianças com Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG).

A ampliação faz parte do Plano de Ação da SES para o enfrentamento do aumento de casos das síndromes gripais infantis, que conta com 26 leitos de UTI, distribuídos nas unidades da Rede Estadual em João Pessoa, Campina Grande e Patos, além de 77 leitos de enfermaria em outros serviços hospitalares.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, realizou uma visita técnica na unidade e destacou a importância da vacinação infantil em virtude do maior número de ocorrências de crianças adoecendo de forma grave com síndromes respiratórias. “Estamos monitorando o aumento do número de casos em todo o estado e de forma preventiva a SES amplia o número de leitos para dar assistência a todas as nossas crianças. Nesse momento, a melhor forma de prevenir é tomando a vacina da gripe, que está disponível para crianças menores de seis anos em todos os municípios do estado,” pontuou.

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande permanecerá com o fluxo de atendimento normal para o público adulto. Já a ocupação dos leitos pediátricos será realizada por meio do Complexo Regulador Estadual (CRE).

De acordo com o diretor do Trauma de Campina Grande, Sebastião Viana, os dez leitos extras da unidade serão destinados a crianças de 2 até 14 anos. “Esses leitos extras são para que possamos otimizar o atendimento a essas crianças do interior que têm necessidade de internação em decorrência de síndromes respiratórias, e essa regulação vai ser acompanhada pelos nossos médicos, que serão responsáveis por avaliar se o paciente tem o perfil de UTI,” explica.

O Plano de Ação da SES contempla uma estratégia para atender as três Macrorregiões de Saúde com a ampliação de leitos pediátricos nas seguintes unidades: Complexo Hospitalar Pediátrico Arlinda Marques (em JoãoPessoa); Hospital Distrital de Solânea; Hospital Infantil Noaldo Leite (em Patos); UPA de Cajazeiras, Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e Hospitais Regionais de Sousa, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Picuí e Mamanguape.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas