Especialista no tratamento de pacientes com obesidade grave, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) está reforçando, a partir deste mês de março, o serviço oferecido aos usuários da rede municipal de saúde. Além da realização de dez cirurgias, a unidade hospitalar vai promover um Barifit e ampliar a capacidade de atendimento do SPA Cirúrgico.
O Barifit é uma ação matinal que vai reunir, no próximo dia 31, no Busto de Tamandaré, pacientes que já fizeram cirurgia bariátrica no hospital municipal e os que estão aguardando pelo procedimento cirúrgico. O evento terá também a participação dos familiares dos pacientes e todos os profissionais de saúde e educadores envolvidos no serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Santa Isabel.
“Será um momento de convivência entre todos os pacientes e os que estão sendo preparados para a cirurgia com seus familiares e profissionais envolvidos no serviço”, disse a diretora-geral do HMSI, a médica Adriana Lobão.
Ampliação – Com capacidade atual para atender um paciente por vez, o SPA Cirúrgico vai duplicar essa quantidade, beneficiando, dessa forma, mais pessoas. A iniciativa contempla pacientes inscritos no Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica do HMSI e que possuem dificuldade extrema na perda de peso, um dos pré-requisitos necessários para realização da cirurgia bariátrica.
O SPA possibilita, através da internação hospitalar em leito exclusivo e adaptado, as condições que os pacientes necessitam para a perda de peso, como acompanhamento diário e contínuo com dietas mais restritivas associadas a atividades físicas, fisioterapias respiratórias e acompanhamento psicológico.
Quinto paciente do SPA, o professor Emerson Barros, de 49 anos, está muito otimista com a cirurgia, que tem previsão para ser realizada após o dia 20. “Como eu não conseguia perder o peso necessário para fazer a cirurgia, vim para o SPA. É um programa único. A Prefeitura e o hospital merecem um prêmio por esse serviço, que está sendo muito bem feito, bem articulado e com uma equipe excelente. Estou muito animado para poder retomar minha vida normal”, disse Emerson.
Cirurgias em março – Também este mês, o serviço pretende realizar dez cirurgias, beneficiando pacientes que aguardam pela realização do procedimento. Todos já estão em preparação, sendo acompanhados pela equipe multidisciplinar integrada por vários profissionais, como anestesista, nutricionista, educador físico, endocrinologista, pneumologista, psicólogo e assistente social.
Em conjunto, esses profissionais avaliam, preparam e estabelecem metas para o paciente, que é acompanhado pela equipe durante e pós-cirurgia. Até um ano e meio depois do procedimento, o paciente recebe o acompanhamento dessa equipe multidisciplinar.
O Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel é coordenado pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto. Desde sua implantação, em dezembro de 2021, já foram realizados 28 procedimentos, devolvendo saúde e qualidade de vida aos pacientes.