A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) emitiu, apenas no mês de janeiro, 1.036 credenciais para que condutores com necessidades especiais possam parar os veículos em vagas prioritárias. A solicitação é feita de forma presencial ou online através do endereço eletrônico: portal.semobjp.pb.gov.br.
De acordo com levantamento realizado pela Divisão de Tecnologia e Informação (Diti/Semob-JP), a solicitação mais recorrente foi registrada pelo público que tem mais de 60 anos. No total, 909 documentos foram emitidos para idosos, 91 para pessoas com deficiência, 29 para quem apresentou laudo referente a Transtorno do Espectro Autista (TEA), 04 com Fibromialgia e 03 com síndrome de Down.
“Iniciamos o ano mantendo este cuidado junto as pessoas que têm necessidades especiais e, com isso, precisam apresentar esta documentação para ter acesso ao benefício na hora de estacionar. Vale ressaltar que esta credencial emitida pela Semob-JP é gratuita e pode ser solicitada tanto através do nosso site, quanto nos nossos três pontos de atendimento à população”, destacou Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana da Capital.
Ação educativa – Para conscientizar as pessoas sobre o respeito às vagas especiais, a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died/Semob-JP), estará, nesta quinta-feira (02), promovendo uma ação junto aos clientes e visitantes de um supermercado na Avenida Epitácio Pessoa, tendo como objetivo incentivar o uso dos espaços prioritários apenas por quem tem direito, apresentando a credencial exposta no veículo.
Como solicitar – Para solicitar a credencial, o interessado deve preencher o formulário disponível no endereço eletrônico: portal.semobjp.pb.gov.br, anexar foto, documento oficial com foto e comprovante de residência de João Pessoa, expedido, no máximo, há 90 dias.
Pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, fibromialgia ou síndrome de Down precisam apresentar um laudo médico.
Quem preferir, também pode ser atendido presencialmente nos seguintes endereços: sede da Semob-JP, no bairro do Cristo Redentor (3218-9348); posto da Semob-JP na Casa da Cidadania de Jaguaribe (98760-2191) e posto da Semob-JP na Casa da Cidadania do Shopping Manaíra (98645-8766).
O que diz o CTB – O Código de Trânsito Brasileiro especifica que estacionar em vagas prioritárias sem deixar a credencial exposta no veículo estará sujeito a multa no valor de R$ 293,47, além de ter a inclusão de 07 pontos na CNH pela infração gravíssima, estando, ainda, sujeito a reboque do carro.