Aliada no processo de tratamento de pacientes internados no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), promovendo bem-estar e saúde, o uso da musicoterapia está sendo utilizado durante todo o mês de setembro para levar mensagens motivadoras, de amor, esperança e alegria a funcionários da unidade hospitalar da Prefeitura de João Pessoa.
A musicoterapia para os servidores ocorre dentro da dinâmica ‘Correio do Amor’, onde os profissionais são escolhidos para receber uma mensagem com música. A atividade faz parte da campanha Setembro Amarelo, que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio, onde uma série de atividades está sendo realizada no hospital.
Na semana onde é comemorado o Dia do Musicoterapeuta, que ocorre nesta quinta-feira (15), uma das profissionais contempladas com o ‘Correio do Amor’ foi a enfermeira Cynthia Figueiredo, que não escondeu a emoção e a gratidão pela mensagem.
“É tão gratificante saber que dentro de uma instituição existe uma equipe, existem pessoas que têm esse olhar, que não vê a gente só como profissional, vê a gente com outros olhos. A atitude me trouxe uma coisa tão boa, paz, uma felicidade tão grande. Eu só tenho a agradecer”, disse Cynthia Figueiredo.
“Esse mês resolvemos usar a musicoterapia para levar mensagem em forma de música aos colaboradores que estão passando por uma situação complicada, lembrando que eles são insubstituíveis, como a camisa usada pela equipe aborda”, disse a enfermeira Grazi Ferreira, coordenadora da UTI Cardio São Francisco e responsável por implantar a musicoterapia na unidade.
No HMSI, administrado pela Prefeitura de João Pessoa, a musicoterapia é desenvolvida por um grupo de profissionais do hospital, que leva durante um dia da semana música e orações aos pacientes internados na UTI Cardio São Francisco e enfermarias.
Além da enfermeira Grazi Ferreira, o grupo é composto por Cleber Miguel (almoxarifado); Jaliany Firmino (secretária da UTI); Davi Braz (técnico em radiologia); Patrícia Moreira (laboratório) e Antônio Euzébio (Recursos Humanos).
Também através da musicoterapia, com melodias, ritmos e batidas, o Hospital Municipal Santa Isabel tem contribuído para o processo de recuperação dos pacientes internados e cuidados com os profissionais.