Nesta quinta-feira (1º), é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, função de extrema importância para a vida das pessoas. A Prefeitura de João Pessoa, através de uma ação conjunta que envolve várias secretarias, reforça o apoio à categoria, que leva esporte e qualidade de vida à população pessoense.
Essa data, que tem como objetivo valorizar o profissional, foi escolhida por coincidir com o dia em que entrou em vigor a lei 9696/98, que dispõe sobre a regulamentação da profissão e criou o Conselho Federal e os Regionais de Educação Física.
O projeto Campeões do Amanhã, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), conta com dezenas de educadores físicos envolvidos para oferecer aulas de 14 modalidades esportivas às crianças de João Pessoa.
As modalidades ofertadas pelo Campeões do Amanhã são as seguintes: vôlei, futsal, basquete, natação, handebol, ginástica rítmica e artística, futebol masculino e feminino, vôlei de praia, jiu-jitsu, canoagem olímpica, triathlon e remo oceânico. Todas as opções são gratuitas e hoje atendem centenas de crianças e adolescentes da Capital paraibana.
“Os profissionais de educação física são de extrema importância para o desenvolvimento dos projetos na Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação. Como temos um leque de projetos voltados à população, nada mais justo que contarmos com eles para oferecermos um serviço de qualidade”, destacou o secretário de Esportes da Capital, Kaio Márcio.
Um dos profissionais envolvidos no projeto é o professor Vinicius Paes, que dá aulas de natação há dezenas de crianças nas piscinas do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Aos 23 anos, ele tentou ser atleta do judô, mas lesões atrapalharam a sua carreira. Agora, o profissional ajuda a formar cidadãos e, quem sabe, futuros atletas.
“Para mim é uma experiência muito gratificante trabalhar com as crianças. Fui atleta de judô, parei devido a uma lesão, mas sempre fui apaixonado por esportes. Entrei para a Educação Física e me encontrei. Sou muito feliz por hoje em dia poder ajudar a formar atletas aqui na Prefeitura e em outros lugares onde trabalho”, contou.
Além das crianças, que são atendidas pelo projeto Campeões do Amanhã e por aulas oferecidas pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), outras faixas etárias são agraciadas por meio do Programa Saúde em Movimento, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O projeto, que leva atividades físicas de forma gratuita à população, conta com aulas em 32 pontos espalhados pela cidade, como praças, parques, academias de saúde e unidades de saúde da família.
Uma das profissionais que fazem a diferença no Saúde em Movimento é a educadora física Mônica Cabral. Formada desde 2008, ela entrou para o projeto quando ainda estava na universidade e hoje comanda as turmas na Praça Assis Chateaubriand, no bairro Treze de Maio. A professora falou da satisfação de levar bem-estar e qualidade de vida para tantas pessoas através do projeto.
“Me formei em 2008 pela UFPB, mas antes tive uma oportunidade de um estágio curricular neste projeto voltado para a qualidade de vida da população e estou aqui até hoje. É muito gratificante promover bem-estar, qualidade de vida, através da prática da atividade física, ver que seu trabalho é um instrumento desse benefício”, observou.
A empresária Rosângela da Silva Cavalcanti frequenta diariamente as aulas na Praça Assis Chateaubriand. A moradora do bairro Treze de Maio, que participa das aulas há vários anos, destacou a qualidade dos profissionais e do serviço oferecido pela Prefeitura de João Pessoa.
“O trabalho dos professores é excelente. Eles fazem pra gente uma aula maravilhosa. Aqui é como se fosse um cano de escape pra gente, para aliviar os estresses, as preocupações do dia a dia. Quando chegamos aqui somos muito bem acolhidos pelos profissionais e nossas aulas são maravilhosas, com atividades variadas”, avaliou.
Qualidade de vida – O Saúde em Movimento beneficia uma média de 4 mil pessoas, melhorando significativamente a qualidade de vida da população e reduzindo doenças oriundas do sedentarismo. O programa também tem como objetivo criar o hábito da prática da atividade física como prevenção à saúde.
Pontos fixos – Os locais onde são realizadas as aulas podem ser vistos através do link: https://www.joaopessoa.pb.gov.