Os permissionários do transporte escolar de João Pessoa têm até esta sexta-feira (29), prazo final, para realizar a vistoria referente ao segundo semestre de 2022. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) alerta que, ao retornar o período de aulas, a fiscalização será intensificada próximo às escolas, e as vans de transporte de alunos flagradas sem o selo de comprovação da vistoria, serão autuadas e, dependendo da irregularidade, podem ser apreendidas.
“A vistoria semestral tem por objetivo garantir as condições de segurança e conforto do veículo, previstas no regulamento da prestação do serviço”, destacou Victor Gomes, chefe da Divisão de Transportes da Semob-JP.
Até a última sexta-feira (22), de um total de 435 permissionários, apenas 139, cerca de 32%, compareceram para realizar a vistoria, que segue um cronograma determinado de acordo com a matrícula do veículo. Caso o permissionário perca a data programada, será cobrada uma multa de aproximadamente R$35.
O veículo de transporte de escolar não aprovado na inspeção terá um prazo, de acordo com o tipo de irregularidade encontrada, para sanar o problema. No entanto, os itens referentes à segurança e os equipamentos obrigatórios devem ser regularizados imediatamente. Caso não ocorra a regularização, o permissionário ficará impedido de prestar o serviço até que a irregularidade seja sanada.