Os moradores do bairro João Paulo II aproveitaram, nesta sexta-feira (22), serviços de assistência social, empregabilidade, beleza, saúde, cultura e direitos do consumidor. Foi em mais uma edição da Caravana do Cuidar, projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). Ao todo, foram realizados 266 atendimentos na estrutura montada na rua Henrique Joaquim dos Santos.
Uma das moradoras que aproveitou o serviço foi a Cosma Maria, que levou os filhos para cortar o cabelo e também realizou o cadastro no Cadúnico. “É muito bom pra gente que têm as tarefas do dia a dia ter esses serviços perto de casa. Os meninos estavam precisando cortar o cabelo. Sem falar que eu já estava atrás de me cadastrar no Auxílio Brasil. Estamos muito agradecidos”, afirmou.
Uma novidade da Caravana do Cuidar desta semana foram as 10 vagas para encaminhamento de mamografia, uma parceria entre a Sedhuc e o Centro de Diagnóstico por Imagem São Vicente de Paula. Os moradores também aproveitaram serviços de beleza oferecidos pela Organização da Sociedade Civil (Osc) Luz do Mundo, e acompanharam a apresentação da banda Máquina do amor.
Ouvidoria – Durante a ação desta sexta-feira, a população tirou dúvidas sobre o trabalho da Ouvidoria Geral e pôde solicitar demandas. A dona de casa Lindalva Paulino, 65 anos, não conhecia os serviços de ouvidoria do Município e ficou feliz em conhecê-los durante a Caravana do Cuidar. “É muito importante saber que existe na prefeitura um serviço que escuta o cidadão. Nem sempre a gente sabe a quem recorrer para resolver uma situação ou um problema de um serviço público. Agora vou usar bastante a ouvidoria”, disse.
Já a dona de casa Maria José Lima, 51 anos, conhecia os serviços da Ouvidoria Geral. “Eu acho muito importante o serviço da ouvidoria, pois é o local onde a gente pode fazer uma reclamação, denúncia ou até mesmo um elogio à gestão. Eu nunca precisei usar, mas é bom saber que posso contar a qualquer momento”, destacou.
A coordenadora do projeto Ouvidoria Itinerante da Secretaria Executiva da Transparência Pública de João Pessoa (Setramp), Maria do Carmo Albuquerque, destacou a importância do trabalho da Ouvidoria durante as caravanas. “A participação da Ouvidoria é importantíssima porque a população tem a oportunidade de falar, colocar suas queixas, dizer o que está satisfeito ou não, o que falta e o que precisa ser melhorado em seu bairro. Então, a Ouvidoria é esse canal, esse leque de oportunidade, que permite ao cidadão esse intercâmbio e interação entre a gestão e ele, sendo ouvido e respeitado”, explicou.
Sobre a Caravana do Cuidar, Maria do Carmo Albuquerque destacou que é uma oportunidade que a população tem de ficar mais próxima aos diversos serviços da Prefeitura de João Pessoa em um só ambiente. “Durante as caravanas, escuto muito o cidadão dizendo que, às vezes, não tem como ter acesso a algum serviço público por uma limitação de locomoção mesmo, então aproveitam esse momento para participar e ter acesso a tudo que é oferecido pela Prefeitura. E isso é humanização, é cuidar do cidadão”, concluiu.
Atendimentos – Na ação desta sexta-feira, as equipes realizaram 266 atendimentos, sendo 20 atendimentos médicos; 62 aplicações de vacina contra Covid-19; 20 testes de glicemia; 15 cadastros no Acessuas Trabalho; 18 atendimentos com o Cras e 85 com o Cadúnico; 10 cadastros no Programa Criança Feliz; 06 registros no Procon-JP; 09 registros na Ouvidoria Geral; 03 atendimentos no Odontomóvel; e 18 cortes de cabelo.