O Governo do Estado lançou o edital do programa Conexão Mundo, onde oferece 400 vagas para intercâmbio. As vagas são para experiências em países como Inglaterra, Escócia, País de Gales, Canadá, Espanha e Chile, nas áreas de intercâmbio linguístico, educacional e formação profissional.
“Como professor, esse é um programa que me deixa muito feliz por saber que nossos estudantes terão oportunidades únicas de muito conhecimento, cultura e educação. Uma verdadeira e rica experiência de vida”, avaliou o governador João Azevêdo.
O projeto contempla estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino por meio da oferta de cursos de idiomas e formação continuada a partir de parcerias com instituições internacionais.
“Depois de um longo período de pandemia, o sentimento é de gratidão por todos que trabalharam e trabalham duro para que mais projetos como este se tornem realidade. Isso é fazer gestão. Trazer oportunidades únicas de aprendizado e vivência para os nossos jovens que agora poderão ultrapassar fronteiras e realizar sonhos. Seguimos!”, comentou João.
Os editais apresentam quatro modalidades para inscrição: Ensino Médio no Exterior (High School); Curso de Idiomas no Exterior; Educação Profissional e Primeira Chance Internacional e podem se inscrever estudantes classificados para terceira etapa do projeto.
A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam a Língua Inglesa e Espanhola para se classificar para segunda fase, realizada em abril e maio de 2022 com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos, em junho. Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 serão aprovados para a terceira e última etapa para vivenciar a experiência do intercâmbio internacional.