A Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as mulheres, está com a campanha “não é não”, que prevê a conscientização da população acerca do assédio e importunação sexual contra as mulheres no São João do município.
Com o retorno dos eventos juninos, a importunação sexual, assim como a violência contra as mulheres voltou a ser uma temática de preocupação constante. A ação educativa irá acontecer durante todo o mês de junho, enfatizando o respeito ao corpo e autonomia feminina no âmbito social e profissional. É preciso manter o respeito e entender que lugar de mulher é onde ela quiser.
Para a Secretária de Políticas Públicas, Edilycia Fernandes é de extrema importância que haja uma ação educativa, para levar conhecimento e consequentemente, mais segurança às mulheres. “Quando levamos informação, conscientizamos a sociedade sobre as consequências de se praticar tais crimes. O assédio sexual é um crime praticado com frequência, seja em ambiente profissional ou pessoal. Nossa missão é lutar para o fim desses atos” destacou.
A recomendação principal para casos de assédio e violência é denunciar em alguma delegacia especializada no atendimento as mulheres, ou através dos telefones 197 em casos de importunação ou 190 em casos de emergência.
O termo ‘importunação sexual’, refere-se a qualquer prática de cunho sexual realizada sem o consentimento da vítima, com o objetivo de satisfazer a própria excitação ou a de terceiros, caracterizada pela realização de ato libidinoso na presença de alguém sem seu consentimento.