Os alunos da Escola Municipal Cônego João de Deus, no bairro Expedicionários, lotaram o ginásio da unidade de ensino durante a abertura dos Jogos Internos da Rede Municipal de Ensino, na manhã desta segunda-feira (30). Os jogos acontecem até o dia 23 de junho. A abertura contou com a presença da secretária executiva de Educação e Cultura (Sedec-JP), Luciana Dias.
“Eu só posso dizer que é uma grande emoção, junto com uma conquista, que é retornar com estes Jogos Internos. É uma conquista da gestão e um benefício para as crianças. No final são elas que ganham com essas atividades esportivas, lúdicas, o trabalho em equipe. Cada escola recebeu seus kits e com isso puderam preparar os alunos para esse momento”, disse com alegria a secretária executiva.
A primeira competição foi o atletismo e contou a participação dos alunos com deficiência. Um trabalho de inclusão envolvendo os alunos. “Esse é um momento de retorno para gente. Depois do momento crítico da pandemia estamos tentando trazer a vida para o normal, utilizando o esporte que é tão rico para nós. Esporte é educação, é saúde, profissão, vida, esporte é inclusão. Muito bom esse momento de congregação para nossas crianças” disse entusiasmado o professor de Educação Física, Rogério Figueiredo.
Além de atletismo, na Escola Cônego João de Deus os alunos também participam de futsal e baleado. “Eu me preparei para todos os jogos, mas o que mais gosto é futebol. Tomara que minha sala vença, mas se a gente perder não tem nada não”, disse ansioso Ícaro José da Silva Bernardo, aluno do 5º A.
Durante os jogos os alunos vão disputar as seguintes modalidades: baleado, futsal, atletismo, voleibol, handebol, xadrez, judô, tênis de mesa, salto em distância, cabo de força, gincana esportiva, entre outros.
No ano passado, a Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise), da Sedec, fez a entrega de kits de materiais esportivos para todas as escolas da Rede e para mais de 230 professores.
As unidades de ensino e os professores receberam redes e bolas de futsal e de vôlei, handebol, dente de leite, bomba para encher as bolas, colchonetes, bambolês, cones, cordas, apitos.
Para o Jogos Interno, a Defise entregou também coletes para as equipes, materiais esportivos para desenvolvimento das modalidades escolhidas pelas escolas, além de medalhas de troféus.