O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, foi reeleito, por unanimidade, nesta terça-feira (15), para a presidência da Casa no biênio 2023/2024. A convocação aconteceu pouco depois da aprovação de mudança na lei orgânica da Câmara de João Pessoa que passou a permitir a reeleição para qualquer cargo da mesa.
Apenas uma chapa foi inscrita para o pleito, com o atual presidente Dinho concorrendo à reeleição. Os demais integrantes da chapa são: Carlão (Primeiro Presidente), Bosquinho (Segundo Presidente), Marcílio do HBE (Primeiro Secretário), Odon Bezerra (Segundo Secretário), Zezinho Botafogo (Terceiro Secretário).
Os atuais vereadores tomaram posse em janeiro de 2021 e realizaram a eleição dos dois biênios na mesma sessão. À época ficou acordado que o primeiro turno seria presidido pelo vereador Dinho e o segundo pelo vereador Bruno Farias.
O resultado da eleição foi alvo de questionamentos na Justiça.
A proposta de mudança na lei orgânica foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e devolvida ao plenário da Câmara para ser apreciada e os vereadores aprovaram por unanimidade a alteração.
O vereador Bruno Farias usou a palavra e falou sobre a construção do consenso em torno do vereador Dinho. Em sua fala, disse ter a certeza que a eleição realizada de forma antecipada em janeiro do ano passado foi legítima, mas aprendeu a fazer política respeitando a democracia.
O presidente Dinho também fez um rápido discurso para agradecer a confiança dos colegas de parlamento. Ele fez questão de registrar o gesto de Bruno Farias que se acostou aos demais vereadores na construção da unanimidade. Dinho também garantiu que todos os compromissos assumidos para a gestão da Casa serão mantidos e respeitados.
- Redação