O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) inicia, nesta sexta-feira (4), um treinamento para capacitar médicos e enfermeiros da equipe no resgate e transporte aeromédico. A capacitação é uma parceria com o Grupo Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar da Paraíba e a solenidade de abertura aconteceu, nesta quinta-feira (3), na sede do Samu, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.
De acordo com o coordenador geral do Samu, Galileu Machado, a parceria com o GTA foi firmada desde o ano passado e tem garantido à população uma assistência diferenciada com o resgate e transporte através do helicóptero Acauã. “Estamos habilitando mais médicos e enfermeiros do nosso serviço para fazerem parte da tripulação deste tipo de transporte, podendo atuar com segurança e excelência no atendimento aeromédico”, afirmou.
Ministrado por profissionais do Samu e do GTA, o treinamento tem uma carga horária de 20 horas, com continuidade nos dias 11, 12 e 18 de março. Ao todo, 32 profissionais (entre médicos e enfermeiros) serão capacitados, divididos em duas turmas. O conteúdo do curso inclui pontos como atendimento pré-hospitalar (APH), noções básicas em altura, embarque e desembarque, fisiologia de voo e noções em salvamento aquático.
“Com o conhecimento que os nossos profissionais já possuem, somado às habilidades desenvolvidas para atuarem numa aeronave, eles estarão mais seguros para este tipo de atendimento”, destacou Emanuel Almeida, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu-JP.
Participaram da solenidade de abertura, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, Rede de Urgência e Emergência (RUE) de João Pessoa, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren – PB) e Grupo Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar da Paraíba.
Para o comandante do GTA, Tenente Coronel Carlos Nascimento, as capacitações são muito importantes, pois refletem todo o cuidado que os serviços e seus profissionais têm ao desempenharem seu trabalho. “Gostaria de parabenizar todos os que integram o Samu pela iniciativa e pelo compromisso com a saúde da população de João Pessoa. Sei que essa parceria é uma construção e ainda temos muito a caminhar nessa jornada”, ressaltou.
O resgate aeromédico do Samu-JP beneficia todos os usuários dos 64 municípios que compõem a 1° Macrorregião e, além de atuar na assistência pré- hospitalar, também permite uma assistência inter-hospitalar a pacientes que precisem de transferências entre unidades hospitalares.
Samu Regional João Pessoa – O serviço é estruturado por cinco Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA) e oito Unidades de Suporte Básico de Vida (UBS). Para as cidades da região metropolitana – Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita – o serviço conta com uma unidade para cada, totalizando 15 unidades de Atendimento Móvel de Urgência.
A população conta, também, com oito motolâncias de suporte para os primeiros atendimentos e a Central de Regulação de Urgência (CRU), que realiza a regulação médica dos pacientes. O quantitativo total de veículos é o recomendado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população local.