29.4 C
João Pessoa
InícioManchete 2PF realiza operação contra Prefeitura de Princesa Isabel por fraudes na compra...

PF realiza operação contra Prefeitura de Princesa Isabel por fraudes na compra de materiais para enfrentamento à pandemia

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quarta-feira (02/02), da Operação Princesa do Sertão. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF). A ação visa combater irregularidades em processo de contratação, realizado pela Prefeitura de Princesa Isabel (PB), tendo como objeto a aquisição de máscaras descartáveis e kits de testes rápidos, com utilização de recursos federais da área da saúde, no montante de R$ 420 mil, dos quais R$ 281.050,00 (67%) representariam o superfaturamento.

Investigações

Os trabalhos foram iniciados a partir de denúncia encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e, posteriormente, por solicitação da Procuradoria da República em Monteiro (PB), que oficiou a CGU.

A partir de levantamento de dados, obtenção de informações junto ao portal eletrônico do TCE-PB, de documentação encaminhada pelo MPF e de outras pesquisas realizadas na Internet, a CGU constatou a ocorrência do sobrepreço e do consequente superfaturamento, causando dano ao erário. Também foram constatadas, nas análises realizadas, a ausência de documentos fiscais referentes à entrada do produto nos estoques da empresa contratada.

Impacto social

Caso confirmadas, as irregularidades praticadas pela Prefeitura e empresa investigadas podem ter impactado negativamente às ações de combate à Covid-19, prejudicando a população do município, já bastante afetada pelos efeitos da pandemia.

Diligências 

A Operação Princesa do Sertão consiste no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Princesa Isabel (PB). O trabalho conta com a participação de dois auditores da CGU e de 20 policiais federais.

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas