O Conselho Estadual de Saúde (CES) e a Federação das Associações Comunitárias (FEPAC), realizam no próximo dia 9 o I Encontro de Lideranças do Vale do Mamanguape.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha, o objetivo do Encontro é fazer uma ampla discussão sobre a real situação da região em todos o sentidos, principalmente com relação às comunidades ribeirinhas, agricultura familiar, segurança pública e saúde. “Vamos levar ao conhecimento das autoridades competentes depoimentos de pessoas dessa região que vivenciam os problemas enfrentados no dia a dia”, comentou Eduardo Cunha ao lembrar que recentemente numa luta do Conselho e de outras entidades a água voltou a jorrar para as comunidades de Curralinho, Itapicirica e Palmeiras garantindo o cultivo de plantações, consumo humano e outras atividades.
Entre os temas que serão debatidos está: “Água, Segurança Pública e Infra-estrutura no Vale do Mamanguape”. Para debater sobre esse tema foram convidados o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves e o presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba, Marcus Vinícius. Ainda durante o encontro serão discutidos: “ACS e Endemias: conquistas e desafios”, e “Agricultura Familiar”.
Para participar do I Encontro de Lideranças do Vale do Mamanguape foram convidados o governador do Estado, João Azevêdo, o deputado estadual Felipe Leitão, o presidente do Sindicato Rural de Mamanguape, José João da Silva, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba, Liberalino Ferreira de Lucena e professor Emmanuel Fernandes Falcão, coordenador de Educação Popular (Coep/Proex) da Universidade Federal da Paraíba.