Após 12 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros para combater o incêndio que atingiu um supermercado no bairro Jardim Planalto, em João Pessoa, nesta quinta-feira (6), moradores de regiões próximas começaram a recolher alimentos que podiam ser retirados dos escombros. Algumas pessoas estão no local desde a noite da quinta e seguem buscando os produtos que ainda podem ser recuperados.
O cofre do supermercado, que continha cerca de R$ 8,5 mil, também teria sido violado. Ele foi encontrado entre os escombros sem nenhum dinheiro dentro. De acordo com um representante do supermercado, a polícia será acionada para apurar esse caso. Um segundo cofre que também ficava no estabelecimento não foi encontrado.
Pelo menos seis carros-pipa do Corpo de Bombeiros foram acionados ao local, junto com cerca de 30 militares da corporação, para fazer o combate das chamas. Os profissionais levaram mais de 12 horas para conseguir conter as chamas. Ninguém ficou ferido.
O incêndio teria sido percebido por volta das 4h30. Às 6h, o fogo começou a se alastrar também para a parte de trás do estabelecimento, colocando uma residência em risco, e as chamas aumentaram. Às 7h, a possibilidade das chamas se alastrarem para casas e estabelecimentos vizinhos foi descartada, com o mínimo controle do fogo. Por volta das 8h30, as chamas mais fortes que saíam na parte de cima do estabelecimento foram controladas, mas o fogo continuou.
O prédio do supermercado desabou. O anexo de armazenamento, que fica localizado na parte de trás, também foi danificado. Na manhã desta sexta-feira (7), ainda havia fumaça saindo pelos escombros.
Pelo menos quatro equipes do Corpo de Bombeiros realizaram o trabalho de resfriamento da área e tentaram diminuir o alastramento do fogo. As imagens mostram que a fumaça se espalhou rapidamente. A equipe que estava fazendo o controle do fogo na parte interna do supermercado foi retirada, no início da manhã da quinta, por questão de segurança e risco de desabamento.
Alguns funcionários do supermercado se juntaram em uma força tarefa para retirar do depósito alguns produtos que ainda podiam ser recuperados.
Ainda não há informações iniciais sobre o que teria provocado o início do incêndio. O acesso ao local, que fica próximo à Feira de Oitizeiro, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros na quinta-feira, mas estava liberado nesta sexta.
G1 Paraíba