24.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baDepois de muita luta, agricultores do Vale do Mamanguape voltam a ter...

Depois de muita luta, agricultores do Vale do Mamanguape voltam a ter água

Depois de muita luta encampada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES)  e  pela Federação das Associações Comunitárias  (FEPAC), agricultores das comunidades de Curralinho, Itapicirica e Palmeiras voltaram a receber água para o cultivo de plantações, consumo humano e outras atividades.

Em nota, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, agradeceu ao Secretário de Infraestrura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente Deusdete Queiroga, ao deputado estadual Felipe Leitão, A Comissão de Moradores das comunidades Curralinho, Itapicirica e Palmeiras, a  Fepac,  ao Conselho de Segurança Alimentar e ao Sindicato Rural de Mamanguape, “ todos irmanados em só propósito, garantir o direito à água daquela população que tanto vem sofrendo em detrimento da escassez da água”, disse Eduardo Cunha.

“ Após o encontro do último dia 21 na Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, houve, de forma célere, o abastecimento da água nas comunidades supracitadas, garantindo assim a dignidade dos moradores e pequenos agricultores. Reiteramos que onde há unidade e diálogo, há solução. Mais uma vez agradecemos a todos, em especial a receptividade e prontidão do secretário Deusdete Queiroga e ao deputado Felipe Leitão por ser o articulador e comprar está briga mais do que justa, que garantirá a dignidade e uma saúde de qualidade na vida de todos os moradores da região”, destacou Eduardo Cunha.

Relembrando o caso:  A luta começou no último dia 7 quando agricultores da Comunidade Curralinho juntamente com   presidente da Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam-Brasil) para representação indígena, Severino dos Ramos da Cruz e o Vereador de Rio Tinto, Luan Cardoso Menezes  procuraram o Conselho Estadual de Saúde em busca de ajuda para resolver o problema da falta de água no local.

Durante a reunião, que contou com a participação do Presidente da Federação das Associações Comunitárias (FEPAC), Edson Cruz e da presidente do Conselho de Segurança Alimentar, na Paraíba (Consea), Mãe Renilda, o presidente da Conam-Brasil afirmou que agricultores dessas comunidades estariam enfrentando sérios problemas por causa da falta de água.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=s6yWfDkrC84?feature=oembed]

De acordo com ele, grandes produtores principalmente de abacaxi, estariam usando motores potentes para retirar e represar a água e com isso prejudicando os agricultores que corriam o risco de perderem as suas lavouras de subsistência como milho, feijão, fava, jerimum, macaxeira, inhame e frutas, levando-se em conta ainda que eles estariam ficando se água para realizar as tarefas domésticas e para consumo humano.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4IG1kVoMbVM?feature=oembed]

Após ouvir o relato, Eduardo Cunha e Edson Cruz prometeram levar ao caso ao conhecimento dos órgãos competentes, a exemplo da AESA e do Ministério Público, bem como mobilizar e conscientizar a classe política da região do Vale do Mamanguape no sentido de juntos buscarem uma solução o mais rápido possível para o problema e agora a situação foi resolvida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas