Cerca de 300 pessoas que concluíram cursos profissionalizantes, realizados pela Prefeitura de João Pessoa, através da parceria da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Federação Paraibana de Associações Comunitárias (Fepac), receberam seus certificados na noite dessa quinta-feira (17). A solenidade aconteceu no Centro Cultura de Mangabeira Tenente Lucena.
Beatriz Fuentes foi uma das contempladas. Venezuelana morando em João Pessoa, ela viu na parceria a possibilidade de entrar no mercado de trabalho e fez o curso de Operador de Computador. “Tenho certeza que o curso vai facilitar minha vida. Fico muito feliz. É muito incrível a sensibilidade que a Prefeitura tem para abraçar pessoas como eu que vêm de fora”, disse.
O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que, desde o início, o maior desejo da Prefeitura é promover mudanças na vida das pessoas. “Há muito sentimento nisso que está acontecendo, porque era justamente isso que a gente queria, mudar a vida de vocês para melhor. Essa primeira porta nós abrimos, mas vocês vão abrir muitas outras”, afirmou.
Thiago Diniz, secretário executivo da SEPP, foi enfático em afirmar a força de vontade das pessoas que optaram por fazer os cursos. “As grandes estrelas desta noite são vocês. Nada na vida a gente faz sem dar o primeiro passo. E vocês deram. Não parem por aqui. Nós também não vamos parar por aqui, pois ano que vem vamos ter muitos outros cursos”, disse.
Parte essencial da parceria, o Senac esteve representado pela diretora de educação profissional, Vera Lúcia da Silva, e pela gerente da Unidade Móvel, Marineuma Roque. As duas salientaram a importância do Senac para todas as pessoas que estão em busca de trabalho, de formação profissional e reafirmaram o sucesso da parceria com a Prefeitura. “Nós vimos todo o cuidado com que os cursos foram recebidos nos locais. Vimos como todo o esforço feito para que tudo desse certo”, falou Vera Lúcia.
Marineuma falou dos desafios que foi realizar esses cursos durante uma pandemia: “2020 foi o ano em que tentamos sobreviver. 2021 chegamos sangrando, sofrendo, buscando esperança e perspectivas. Até que em julho, fomos chamados para enfrentar tudo o que estava acontecendo. Não foi fácil. Lutamos muito. Esperamos que em 2022 a gente venha mais forte, num cenário melhor”.
A Fepac esteve representada por Marcelo Melo que parabenizou todos os concluintes e ressaltou que a parceria vai continuar. Afirmou que o que se vê são possibilidades de oportunizar um público a não só entrar no mercado de trabalho, mas ter ser próprio meio de renda.
Dorgival Vilar, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), citou todos os equipamentos municipais que foram usados para acolher os cursos, dando a melhor qualidade possível para os alunos. “Ficamos muito felizes de poder fazer parte de tudo isso. Nosso grande objetivo é fazer com que a vida de cada pessoa tenha mudança através do conhecimento”, comentou.
Os cursos ocorreram em vários bairros de João Pessoa e tiveram à frente de todo o trabalho, os articuladores da Participação Popular Ana Leonora e Thyago Matias. Muito emocionada, Ana Leonora afirmou que a única palavra que tinha para dizer era “gratidão”. “É essa a palavra. Gratidão a cada um de vocês que estão aqui, que acreditaram em nosso trabalho, que não desistiram. Enquanto pudermos transformar a vida de alguém, nós vamos fazer”, ressaltou.