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Procon-JP realiza mais de 24,7 mil atendimentos em 2021; prestadoras de serviços são campeãs de reclamações

Pelo menos 24.775 consumidores pessoenses foram atrás de um dos canais de atendimentos da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor nos 10 primeiros meses de 2021. A procura no SAC chegou a 10.241, com a média das ligações para o 0800-083-2015 atingindo a marca de mais de 7 mil, e o whatsapp (83) 98665-0179 (Procon-JP na sua mão) somando 7.534. O Instagram @procon_jp também assiste ao consumidor, local onde ele pode fazer denúncias, tirar dúvidas e receber orientação.

Entre as empresas mais reclamadas estão as que prestam serviços como telefonia, água e energia elétrica, além de bancos. As principais reclamações que chegam ao SAC do Procon-JP se referem à má prestação de serviço, cobrança indevida nas faturas e aplicações de multas elevadas quando da desistência ou cancelamento de contratos nos diversos segmentos da prestação de serviço, além de demandas referentes a atraso na entrega de bens e recusa de troca de produtos com defeitos.

O atendimento remoto através do ‘Procon-JP na sua mão’ tira dúvidas, dá orientações e abre processo administrativo, tudo isso como assistência de rotina, mas o seu alcance é bem mais amplo, como esclarece o secretário Rougger Guerra: “É através do whatsapp que o consumidor tem acesso a programas como o mutirão para renegociação de dívidas bancárias, o ‘Procon-JP Negocia‘ (para os superendividados), o mutirão de renegociação de débito junto à Energisa (finalizado em setembro) e, mais recentemente, as inscrições para o ‘‘Procon-JP vai às aulas’, que ocorreram até o final de outubro”, disse.

Dúvidas e orientação – Quanto ao 0800-083-2015, este é o canal de atendimento onde o consumidor pode fazer suas denúncias e reclamações, tirar dúvidas e receber orientações. “Aconselhamos que, na dúvida, as pessoas liguem para o nosso 0800 porque, às vezes, uma simples orientação pode resolver um problema. Quando o caso é mais complexo, o consumidor é encaminhado para o setor competente”, explica o titular do Procon-JP.

As campeãs – Os serviços de telefonia, água, luz e bancos lideram a relação das 10 empresas mais reclamadas no Procon-JP em 2021 que, juntas, somam mais de 22% do atendimento total. A empresa de telefonia Oi lidera o ranking com 5,34%. As outras mais demandadas este ano são a Energisa (4,14%); Cagepa (3,15%); Caixa Econômica Federal (2,73%); Magazine Luiza (2,19%); Tim Nordeste (1,51%); Claro S.A (1,44%); Samsung (1,40%); Banco do Brasil (1,39%); Banco Pan (1,36%).

Atendimentos do Procon-JP:

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Telefone para orientação e dúvidas: 0800-083-2015

Whatsapp: (83) 98665-0179

Instagram: @procon_jp

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