Casos leves de trauma, como entorses, luxações e contusões, que não tenham causado lesão óssea, a referência de atendimento é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lindbergh Farias, nos Bancários. O equipamento de saúde da Prefeitura de João Pessoa realizou 5.061 atendimentos neste mês de agosto e 6.576 exames de raio x, sendo importante retaguarda para o Complexo Hospitalar do Ortotrauma de Mangabeira, que atende casos mais graves e específicos em traumatologia.
Desse total de atendimento, 4.241foram de classificação geral, 503 de pediatria e 344 em ortopedia. A diretora da UPA dos Bancários, Vanine Vieira de Araújo, explica que a unidade conta com ortopedista de plantão 24 horas e atende tanto crianças quanto adultos. No entanto, ela orienta que em casos como dores crônicas, artrites ou tendinites, que necessitam de uma investigação mais específica, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro onde mora.
“Importante que as pessoas saibam da nossa referência para ter o atendimento adequado. É muito recorrente, infelizmente, chegar casos que não são da nossa especialidade. No geral, estamos dando uma boa resposta às demandas da população e sendo uma importante válvula de escape do Ortotrauma de Mangabeira”, disse.
Estrutura – Situada na Avenida Bancário Sérgio Guerra, a UPA Bancários é composta por 14 leitos, sendo três de sala vermelha (casos graves), seis de sala amarela (casos intermediários), três de pediatria e dois de isolamento, além de laboratório de análises clínicas, farmácia, salas de raio-X, central de material e esterilização, almoxarifado e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).