A Agência Estadual de Vigilância Sanitária realiza no próximo dia 17 de setembro, a partir das 9 horas, encontro estadual remoto com foco no tema “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”. Direcionado especialmente aos profissionais dos serviços de saúde, mas aberto a todas as pessoas interessadas em debater a questão da saúde das mães e dos recém-nascidos, o encontro versará sobre a “Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente” e incluirá a apresentação de experiências realizadas em hospitais paraibanos e destinadas a promover o parto seguro e a preservação da vida das mães e dos seus bebês.
Na manhã desta quarta-feira (25), a Agevisa divulgou a lista dos hospitais com projetos selecionados pela Comissão Organizadora, em conjunto com a Diretoria-Geral, para serem apresentados e debatidos durante o evento, cuja realização fará parte da celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente (17 de setembro), nos termos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP-Visa), Vivian de Oliveira Lopes, foram selecionados projetos desenvolvidos por profissionais do Hospital Distrital Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes (Sousa), Maternidade Deodato Cartaxo (de Cajazeiras), Instituto Cândida Vargas, Hospital Alberto Urquiza Wanderley e Maternidade Frei Damião (de João Pessoa) e Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho (do município de Patos).
Os trabalhos foram escolhidos por meio de processo seletivo realizado entre os meses de junho e julho e idealizado com o objetivo de aproximar e dar visibilidade às atividades dos serviços de saúde da Paraíba. “Como critério de inclusão no evento, foram selecionados aqueles que mais se encaixam na temática deste ano”, explicou Vivian Lopes.