Para comemorar o aniversário de 436 anos de João Pessoa, a Prefeitura realizou uma série de atividades entre as quais o lançamento de uma nova marca, que será utilizada em ações de promoção ao turismo da Capital. A nova identidade, que tem formato de Sol, foi idealizada pela Secretaria de Turismo (Setur).
O sol fará parte de todo o material institucional de divulgação de João Pessoa como um personagem principal. Foram criados mascotes, produzidos souveniers como chaveiros, camisas e brindes, que serão distribuídos nas feiras de turismo, assim como comercializados em uma loja que será instalada em parceria com a iniciativa privada, num processo de Parceria Público Privada (PPP), que está em processo de formalização jurídica. Parte do dinheiro arrecadado irá para o Fundo Municipal do Turismo.
“João Pessoa é a cidade onde o sol nasce primeiro nas Américas e temos que aproveitar esse privilégio para divulgar as riquezas da nossa Capital. Vamos intensificar o investimento em marketing, promovendo diversas ações, sempre colocando o sol como elemento principal”, pontuou o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues. Segundo ele, a cor azul também será predominante, revelando o mar, a alegria, a natureza e a energia da cidade para receber os turistas. Além disso, o mascote idealizado para a nova marca deve ser batizado após uma campanha com a participação popular para a escolha do nome.
Outra grande novidade desse novo momento do turismo pessoense está na mudança do letreiro instalado entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, um dos pontos de maior fluxo de turistas e moradores da cidade. Foi inaugurado nesta quinta-feira (5) um novo letreiro, onde foi trocado o nome ‘Jampa’ por ‘João Pessoa’, conforme o secretário, para massificar o nome da cidade. “Essa foi uma decisão discutida e solicitada pelo próprio prefeito, para marcar o nome da capital de todos os paraibanos”, ponderou Daniel Rodrigues.
A Secretaria de Turismo também começou a desenvolver um projeto piloto com a instalação de um totem, inicialmente, na orla marítima. Toda a comunicação será feita por meio de QR Code, ferramenta pela qual as pessoas poderão obter informações sobre os principais pontos turísticos de João Pessoa e interagir com o mascote, que faz referência ao Sol. O passo seguinte será instalar totens em todos os pontos de maior visitação da cidade.