23.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrefeito Cícero Lucena renova decreto de calamidade pública na Capital

Prefeito Cícero Lucena renova decreto de calamidade pública na Capital

O prefeito Cícero Lucena renovou, por mais 180 dias, o decreto de calamidade pública em João Pessoa, para continuar com as medidas necessárias para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus. A decisão foi publicada no Semanário Municipal, na edição desta sexta-feira (2).

De acordo com o decreto, o Poder Executivo solicitará, por meio de mensagem a ser enviada à Assembleia Legislativa, reconhecimento do estado de calamidade pública para os fins do disposto no artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

No documento, o Poder Municipal justifica a atitude com base em Lei nacional (13.979/2021), que dispõe sobre medidas de enfrentamento à emergência de Saúde Pública decorrente do coronavírus; e no decreto estadual (41.209/2021) que instituiu em todo o território do Estado o Estado de Calamidade em decorrência do “desastre natural” da Covid-19.

Para tal ato, o prefeito considerou a repercussão nas finanças públicas e na imposição do aumento de gastos públicos que as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional da pandemia. Também considera os alertas das secretarias de Receita e das Finanças para o comprometimento grave das metas fiscais – da arrecadação de tributos, pela redução da atividade econômica.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas