A Unimed João Pessoa e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinaram, na manhã desta sexta-feira (2), um termo de cooperação mútua. A parceria visa a formação de pessoas e o desenvolvimento de projetos nas áreas de saúde e tecnologia. As ações vão beneficiar não apenas os clientes, mas toda a sociedade, fortalecendo o compromisso da Cooperativa com a responsabilidade socioambiental.
O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, disse que as duas instituições estão buscando soluções para a melhoria da qualidade na assistência. “Com essa parceria, vamos encontrar respostas para os nossos gargalos e maneiras de encontrar novas formas, para que não só o cliente da Unimed JP, mas que todos possam desfrutar das melhorias encontradas nas nossas pesquisas. Além disso, estamos articulando uma pós-graduação para nossos médicos, o que também beneficia a população em geral”, disse.
O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, destacou a busca pelo fortalecimento da ciência com o resultado da parceria com a Unimed JP. “As demandas da Unimed JP poderão favorecer para devolvermos recursos e equipamentos que beneficiem a sociedade. Já estamos trabalhando um ventilador pulmonar e uma máscara anticovid. Temos 16 centros com muita gente qualificada. Estamos oferecendo o melhor da UFPB para que esta parceria ajude pessoas e fortaleça a ciência”, explicou.
A vice-reitora Liana Filgueira disse que esta é uma oportunidade de tirar as pesquisas apenas do âmbito acadêmico. “O objetivo é sair um pouco da teoria. Muita pesquisa boa fica presa apenas nas bibliotecas por falta de parcerias como esta que estamos firmando com a Unimed JP”, pontuou. “Vamos modernizar a saúde que entregamos para a população, pois sabemos que a Cooperativa não pensa apenas no seu cooperado ou no seu cliente, mas tem uma visão de trabalhar para a sociedade em geral”, disse.
Soluções próprias – Na prática, esta parceria vai fazer com que necessidades identificadas pela Unimed JP para o cuidado com o paciente sejam transformadas em projetos de pesquisa na UFPB, desenvolvendo soluções próprias para a Paraíba, considerando as particularidades da população. Além disso, haverá o incremento de novas tecnologias e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
A proposta da parceria, conforme o diretor de Provimentos de Saúde da Unimed João Pessoa, Petrúcio Abrantes Sarmento, é juntar a melhor instituição, do ponto de vista acadêmico, à melhor instituição de saúde do Estado. “O link entre a academia e a prestação de serviço em saúde reflete diretamente na qualidade assistencial do cliente”, declarou. “Além disso, a inovação tecnológica não é mais o fim de um processo, mas faz parte do começo, meio e fim de qualquer processo, especialmente em saúde, com o desenvolvimento das novas técnicas que temos hoje em dia”, comentou.
Projetos consolidados – A parceria entre as duas instituições já rendeu alguns frutos. No início de 2020, quando começou a pandemia, foram construídos dois laboratórios para a realização de exames RT-PCR. A parceria proporcionou que o resultado de exames que levava até 15 dias estivesse disponível em 48 horas.
Além disso, foi desenvolvido um painel viral, que permite uma pesquisa epidemiológica de vírus na comunidade. Atualmente, o Hospital Pediátrico Unimed é o único no Norte/Nordeste com essa tecnologia disponível. “Hoje aplicamos essa tecnologia rotineiramente nas crianças internadas no nosso hospital pediátrico”, explicou Petrúcio Sarmento.